Ter a casa própria é o sonho da maioria dos brasileiros. Esse desejo é totalmente compreensível, visto que o Brasil possui um déficit populacional de mais de 7 milhões de moradias, segundo levantamento feito pelo IBGE em 2015.

O que é preciso entender, é que ter uma casa própria não é apenas um investimento como qualquer outro, mas sim uma grande possibilidade de construir um lar, de ter uma residência que seja adequada ao seu estilo de vida e em um lugar para começar a formar a sua família.

Porém, o processo de comprar um imóvel envolve preparação financeira, que pode não ser muito fácil. Por isso, preparamos 5 dicas práticas sobre como economizar para comprar a sua casa. Saiba quais são elas!

1. Tenha um bom planejamento

Adquirir uma casa própria é uma das decisões mais importantes da vida de uma pessoa. Portanto, o mais indicado é começar com um planejamento de como esse objetivo será alcançado para definir de onde virá o dinheiro para comprar o imóvel.

Por isso, comece a pensar estrategicamente, olhe para as suas contas, liste os seus gastos e comece a criar um plano de ação. Veja o quanto poderá poupar por mês. O ideal é criar uma planilha para controlar as suas entradas e saídas e fazer uma projeção do cenário ideal para os próximos meses.

Assim, você saberá quanto pode juntar por mês e verificar as possibilidades de fazer um financiamento ou fazer outro investimento para que o dinheiro possa render ao longo do tempo.

2. Corte gastos desnecessários

Planejar é bom, mas não adianta se não houver uma estratégia para que esse planejamento seja cumprido. Para ter sucesso, corte gastos desnecessários.

Faça uma avaliação das suas despesas. Feito isso, entenda se elas são necessárias ou se é possível fazer um sacrifício e cortar algumas coisas.

Olhe para as despesas fixas — como o pagamento das contas de água, de luz, e internet — e veja como eles podem ser reduzidas. Não se esqueça dos gastos variáveis, que envolvem compras, gastos com lazer, e outros. O processo de cortá-los pode não ser fácil, mas lembre que tudo será em prol de algo maior, que é ter a sua casa própria.

Powered by Rock Convert

3. Coma mais em casa

É muito bom desfrutar de diversas opções em restaurantes, não é mesmo? Além disso, é algo prático — basta chegar no restaurante, pedir, comer e pagar. Porém, esse é um dos gastos que podem comprometer o seu orçamento mensal, principalmente se você comer fora muitas vezes no mês.

Então, a dica para economizar é ter mais disposição para se aventurar na cozinha, comprando alimentos no mercado e cozinhando a sua própria refeição sempre que puder.

Pode parecer pouca coisa, mas a economia pode ser muito significativa, além de dar todo um toque caseiro para os alimentos.

4. Deixe o carro na garagem

Economizar no combustível também é ótimo para poupar dinheiro e comprar a casa própria. Então, a dica é: se você puder deixar o carro na garagem, deixe! Pare por um momento e faça uma avaliação dos seus compromissos e veja se não é possível ir a pé ou de transporte público.

Ter um carro é um conforto no dia a dia, mas consome um bom dinheiro no orçamento mensal, pois, além do combustível, é preciso arcar com gastos como estacionamentos, visitas ao mecânico, impostos, seguro etc.

5. Evite comprar por impulso

Por fim, evite comprar por impulso. Entenda que economizar dinheiro também significa fazer um exame de consciência e comprar direito.

Sabemos que, muitas vezes, é difícil não resistir a tentação de comprar um produto que queremos ao vê-lo por aí. Porém, é preciso ter a consciência de que há um objetivo maior e, talvez, aquela compra pode prejudicar a sua concretização.

Neste texto, você pôde notar que é possível sim criar um planejamento real para a compra da casa própria, não é mesmo? Então, siga as minhas dicas acima e tenha paciência, que logo esse sonho se concretizará.

Gostou deste post? Então, o que acha de receber as novidades da Colônia nas redes sociais? Siga o nosso perfil no Instagram, no Facebook, no Linkedin e também no Youtube.

Powered by Rock Convert