O mercado imobiliário está em constante mudança. Então, quem está querendo comprar ou alugar um imóvel pode encontrar muitos preços diferentes, pois vai depender da forma como é feita a valorização do imóvel.

Por isso, durante a procura por uma casa ou apartamento, meu conselho é que você fique de olho nesses aspectos, pois alguns podem ser favoráveis e outros não. Aqui, eu vou mostrar quando a valorização de um imóvel pode ser boa e quais os fatores que interferem nela. Vamos lá?

A valorização de imóvel pode ser boa?

Muitas vezes, as pessoas fazem essa aquisição não somente para terem uma moradia. Elas também pensam em vender o imóvel dali a alguns anos por um preço melhor para obterem lucro.

É importante ter essa visão, pois imagine: você comprou uma unidade em um empreendimento que está apenas começando e que vai demorar algum tempo para ficar pronto. À medida que os anos forem passando, as coisas ao redor da sua propriedade podem estar bem melhores e mais desenvolvidas promovendo uma alta de preço da sua propriedade.

Nesse exemplo, o seu imóvel estará muito mais valorizado do que quando ele foi comprado. Mesmo que você não vá vender o seu bem, ainda será possível desfrutar dele e de todos os benefícios que ele trará.

Mas vale destacar, também, que existem fatores que podem desvalorizar o seu imóvel se você não tomar cuidado.

Quais fatores influenciam a valorização do imóvel?

Como eu prometi no começo do post, vou apresentar alguns fatores que afetam a valorização do imóvel. Acompanhe!

1. Localização e valorização da região

A localização é o fator que mais influencia o valor do imóvel, já que a proximidade dos bairros nobres ou do centro da cidade valoriza bastante uma região. Isso acontece porque muitas pessoas buscam moradia nesses lugares, com melhores condições e qualidade de vida. Logo, como há muita procura, os preços vão às alturas.

Powered by Rock Convert

Há outros pontos que valorizam uma região. Entre eles, condições de saneamento básico e das vias públicas, acessibilidade do local, proximidades de parques, Clubes, Transporte público, escolas e faculdades.

2. Tamanho do imóvel

O tamanho dos imóveis influencia por conta do preço do m². e sua precificação tem sido sempre para cima apenas alternando em intensidade. Então, durante a cotação do valor do imóvel, pode ser que futuramente ele fique mais caro ou muito mais caro. Vai depender de como estará o equilíbrio entre oferta e demanda da região. Os imóveis novos e menores; via de regra, costumam ter o preço do m². mais em conta do que os imóveis novos e maiores esta regra costuma ser inversamente proporcional com os imóveis mais velhos.

3. Condições do imóvel

Com o passar do tempo, vão aparecendo alguns defeitos no imóvel, seja em decorrência do uso, ou mesmo se ele estiver parado. Sendo assim, há uma alteração nas condições do imóvel. Nesses casos, muitos proprietários investem em reformas no imóvel para que ele mantenha sua qualidade e continue bem valorizado.

4. Estrutura do prédio

Quanto mais coisas você tiver à sua disposição no condomínio, mais valorizado será o m². do imóvel — inclusive, na questão de segurança. Se o prédio contar com câmeras de vigilância, portão automático, luzes de emergência e chaves codificadas, a unidade do empreendimento fica bem mais valorizada.

Seu apartamento também se torna mais valorizado quando o prédio dispõe de algumas áreas como espaço gourmet, salão de festas, espaço fitness, quadra de esportes e piscina aquecida. O melhor é que você poderá desfrutar de todos esses benefícios, o que comprova o bom investimento.

5. Situação do mercado

Na hora de comprar um bem é muito importante que você avalie a situação atual do mercado. Quando ele está em alta ou saturado com muitas vendas para fazer, neste segundo cenário, pode baixar bastante o valor do m². e ser o momento da sua aquisição. Agora, se a procura está em alta e não existem muitas oportunidades para aproveitar, ocorre o oposto.

Por fim, gostaria de reforçar que é essencial avaliar todas as condições e os fatores que influenciam a valorização do imóvel antes de fazer um investimento. Quando você faz tudo no tempo certo, as chances de ter um bom retorno são maiores.

Quer acompanhar mais conteúdos como este? Continue por aqui e veja 5 coisas para considerar na mudança para o novo imóvel!

Powered by Rock Convert