abc paulista

ABC Paulista: confira suas particularidades

Morar no ABC Paulista virou sinônimo de morar bem e com qualidade. Para quem busca uma vida mais tranquila, longe da capital, mas com opções de lazer, cultura e mercado similares, as cidades dessa região formam uma escolha perfeita. Assim, o ABC Paulista traz particularidades e vantagens que podem fazer a diferença na sua rotina.

Alto índice de desenvolvimento, segurança, lazer e muito mais: essas são apenas algumas das particularidades de morar nas cidades do ABC Paulista. Por isso, se você quer conhecer mais sobre o ABC e as vantagens de morar na região, além de conhecer os melhores bairros e prever o custo de vida no local, este artigo é a ajuda que faltava.

O que significa a sigla?

Primeiramente, é preciso conhecer o significado da sigla ABC. Em resumo, a sigla é a união de três municípios. A representa a cidade de Santo André, B representa a cidade de São Bernardo do Campo e C é de São Caetano do Sul. A letra D também pode ser incluída nessa sigla, representando Diadema.

Com o passar dos anos, outros municípios foram incorporados à sigla, formando uma região mais completa. Esses municípios são: Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. Então, os 7 municípios formam uma área de 825 km² e, juntos, somam mais de 3,5 milhões de habitantes. 

Quais cidades compõem o ABC Paulista?

  • Santo André;
  • São Bernardo do Campo;
  • São Caetano do Sul;
  • Diadema;
  • Ribeirão Pires;
  • Rio Grande da Serra;
  • Mauá.

Por que formam o ABC Paulista?

Essas cidades formam a região do ABC Paulista pelo fato de terem se tornado um grande conglomerado urbano, unidas de forma contínua. A região se desenvolveu bastante nos anos 50 devido ao crescimento do setor industrial nos municípios que formam o ABC, fazendo com que muitos empregos fossem gerados. Foi também no ABC Paulista que nasceu boa parte do movimento sindical dos trabalhadores do Brasil. 

Atualmente, a região do ABC é um dos pólos econômicos mais importantes do Brasil, é o terceiro lugar, ficando atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro. Segundo a Fecomercio-SP, a região tem um PIB de 47,551 bilhões de reais, sendo o 15º maior PIB do Brasil.

Como é morar no ABC Paulista?

O ABC Paulista, como já falamos, traz diversas vantagens para quem mora na região. Morar no ABC é estar próximo do centro urbano, mas com uma distância que permite uma vida mais tranquila e menos corrida, com menos engarrafamento e mais tempo para curtir a família. Para você conhecer mais sobre as vantagens de morar na região, selecionamos uma lista de benefícios e pontos positivos que vão facilitar a sua escolha.

Infraestrutura

Apesar de não ser capital, o ABC Paulista oferece toda a estrutura necessária para uma vida urbana completa. Comércios, indústrias, shoppings, ótimas escolas e bairros repletos de opções e gastronomia, lazer e educação. Os municípios que formam a região são completos em infraestrutura. Para quem quer viajar para a capital, as rodovias ajudam a dar um acesso mais rápido.

Segurança

Um ponto muito importante para quem decide morar na região do ABC é a segurança. São Bernardo, por exemplo, é uma cidade que apresenta consecutivas quedas de crimes e homicídios. Em 2019, o município teve uma taxa de homicídios menor que a média dos 100 maiores municípios do país.

Assim, se você quer viver uma vida mais tranquila, com menos preocupação sobre insegurança, o ABC Paulista é uma região que pode oferecer isso. 

Lazer

Mesmo com o desenvolvimento do comércio e da indústria, tornando-se um pólo econômico, o ABC Paulista também oferece uma gama de locais para curtir um passeio, aproveitar o domingo e fazer programas culturais. A região conta diversos centros de lazer. Planetários, espaços verdes, parques públicos, museus e vilas históricas fazem parte da beleza do local. 

Custo de vida

Mais um fator a ser avaliado na hora de decidir morar no ABC Paulista é o custo de vida. São Caetano do Sul é a cidade com maior custo de vida da região. Segundo um site especializado, a diferença é de 25,5% em relação a São Bernardo e 28% em relação a Santo André. 

Por isso, é importante avaliar o custo de vida em cada uma das cidades do ABC Paulista. Contudo, um índice alto pode demonstrar que a qualidade de vida é proporcional. Já que em São Bernardo, por exemplo, você encontra uma cidade mais segura. Em Santo André, você encontrará uma cidade com altíssimos índices de desenvolvimento humano. 

Oportunidades

Porém, não só para morar é que o ABC é bom. Muitas pessoas se mudam para a região em busca de oportunidades, já que a região é um pólo econômico e industrial, importante para o desenvolvimento do país. Além disso, é possível encontrar ótimas universidades e escolas para formação.

Como é o crescimento da região?

O local está crescendo cada vez mais, e quem quer se afastar um pouco da capital está migrando para o ABC Paulista, com isso, é possível que as cidades fiquem mais movimentadas, com engarrafamentos mais longos e frequentes. Mas isso é apenas um ponto negativo eventual em meio aos benefícios que o desenvolvimento pode trazer para o ABC Paulista.

Apesar da queda no número das indústrias, outros setores estão se desenvolvendo na região. Por isso, é importante entender melhor sobre as promessas para a região.

Os melhores bairros das cidades do ABC

Agora é hora de conhecer um pouco mais sobre os bairros das cidades do ABC Paulista. Essa lista vai ajudar você a escolher um ótimo bairro para morar. Assim, terá oportunidade de viver uma vida com boa qualidade e muitos benefícios de morar nos melhores bairros do ABC. 

Jardim do Mar, São Bernardo do Campo

Esse é um dos bairros mais famosos da cidade. No Jardim do Mar, o metro quadrado de um imóvel tem um valor bem alto. Em média, custa quase 4 mil reais. Nesse bairro, você vai encontrar imóveis de alto padrão, com áreas de lazer e convivência. Além disso, vai encontrar ótimas opções de escolas. 

Baeta Neves, São Bernardo do Campo

O bairro Baeta Neves é um bairro ideal para quem curte tranquilidade. Com ruas asfaltadas e imóveis de alto padrão, é um dos locais mais calmos do município. Ele também é próximo ao centro da cidade, com ótimas vias de acesso e boa mobilidade urbana. Além disso, ele também conta com muitas opções para quem gosta de curtir a noite, com bares, casas de shows e restaurantes.

Parque das Nações, Santo André

Talvez, o Parque das Nações seja um dos melhores bairros do ABC Paulista para morar. As ruas arborizadas ajudam a manter o clima de interior, mas escondem a estrutura completa para quem mora lá. Os comércios e as ofertas de serviços do bairro são um dos atrativos.

A segurança também é um dos pontos fortes do bairro, sendo um dos mais seguros da cidade, principalmente, pelo fato de ter a presença de grandes instituições que têm segurança própria e ajudam a manter o local mais tranquilo. 

Supermercados, atacadistas, agências bancárias e muito mais estabelecimentos úteis ao dia a dia também fazem parte do local. Além disso, o bairro fica localizado bem próximo à Avenida do Estado e quase na divisa com São Caetano do Sul. Serviços de saúde e hospitais também têm fácil acesso.

Por fim, Santo André é uma das cidades com as melhores opções de escolas e o Parque das Nações está perto da maioria delas.

Vila Assunção, Santo André

Com ruas bem-iluminadas e uma infraestrutura completa, o bairro de Vila Assunção é um dos mais tradicionais da cidade. Ele tem baixas taxas de criminalidade, ou seja, oferece muita segurança para os moradores do local. Cercado por prédios públicos, a região mantém aquele clima histórico e agradável do interior.

Apesar disso, você encontra diversas opções de comércio e serviços para atender às principais necessidades. Para quem procura opções de lazer e uma vida mais próxima à natureza, vale ressaltar que o bairro está cercado por dois parques que oferecem uma área mais verde para os moradores. Todos esses fatores contribuem para que seja uma ótima opção para morar em Santo André.

Jardim, Santo André 

O bairro Jardim também é uma alternativa atraente para quem quer uma vida com mais segurança, tranquilidade e praticidade para a família. Com acesso facilitado para a capital, o local é perfeito para quem precisa cuidar da família e, ainda assim, manter a proximidade com o centro urbano. 

Cerâmica, São Caetano do Sul 

Em São Caetano do Sul, um dos melhores bairros para viver é o Cerâmica. Trata-se de um espaço planejado e que oferece alta qualidade de vida para os moradores. Além das opções de imóveis de alto padrão, o local é cercado por áreas verdes, trazendo um clima agradável para quem vive lá.

A área tem diversas opções de lazer em seu entorno, como o ParkShopping, um shopping completo com múltiplas opções de lojas e gastronomia. É um bairro indicado para quem busca uma vida mais tranquila com a família.

Barcelona, São Caetano do Sul

Outro bairro muito bom de se morar em São Caetano do Sul é o Barcelona. Ele é muito tradicional e conta com ruas movimentadas, ótimas opções de lazer e grandes restaurantes, sendo considerada uma das áreas mais seguras do ABC Paulista. Os moradores gostam de respeitar a origem do bairro, mantendo a sua tradição. 

Centro, Diadema

Um dos melhores locais para morar e com as melhores opções de imóveis em Diadema é o centro. Além do amplo comércio e dos serviços, o bairro oferece oportunidades para quem quer viver no ABC Paulista.

A sua localização oferece facilidade de locomoção e praticidade para quem quer explorar os negócios da região. Vale a pena conhecer mais sobre o centro de Diadema.

Jardim Mauá, Mauá

Em Mauá, um dos melhores bairros para viver é o Jardim Mauá, que é um dos mais nobres, inclusive. Lá, você vai encontrar o metro quadrado mais caro da cidade. Além disso, o bairro conta com uma infraestrutura completa, com diversas opções para suprir as principais necessidades dos moradores.

Parque São Vicente, Mauá

Outro bairro bom para viver em Mauá é o Parque São Vicente. O local é planejado e tem tudo o que você precisa para viver uma vida prática, tranquila e com alta qualidade. Ele tem se tornado um atrativo para investidores em imóveis. Então, para quem quer investir, um imóvel nessa região é uma boa opção. 

Centro Alto, Ribeirão Pires

Morar na região do Centro Alto de Ribeirão Pires é uma ótima opção para quem quer qualidade de vida e tranquilidade. Além das opções de escolas, serviços de saúde e comércio, você vai encontrar um bairro pacato e calmo, bem tradicional. É uma ótima opção para quem não gosta de correria. 

Quem diria que era possível encontrar tranquilidade e calmaria nas cidades de São Paulo? O ABC Paulista está aí para provar que é possível morar bem, próximo dos grandes centros urbanos, mas com a tranquilidade de um interior. Assim, afastar-se da capital não significa ficar longe das opções que ela pode oferecer.

Vale a pena morar no ABC Paulista?

Com as vantagens que você conheceu, fica mais fácil decidir. Se você busca uma vida mais tranquila e com ótimas oportunidades para criar os seus filhos, morar no ABC Paulista vale muito a pena, ainda mais para quem quer mais segurança e está cansado dos altos números de criminalidade da capital.

Além disso, se você busca investir em imóveis para ter uma renda a mais, o ABC é um ótimo lugar para realizar compras de imóvel. Apesar dos altos valores, a promessa é de que o retorno seja alto e breve.

Dessa maneira, é importante avaliar as vantagens e desvantagens de morar nessa região e sair de vez da capital. Morar no ABC Paulista pode ser uma aposta positiva para você, trazendo uma vida de melhor qualidade e mais tranquilidade para quem quer curtir os filhos e viver de forma mais segura e calma. 

Então, o que você achou da ideia de morar no ABC Paulista? Está convencido do local? Se sim, aproveite para compartilhar o post em suas redes sociais e convencer os seus amigos a morar na região.

Compartilhe!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.