Na hora de vender um imóvel, uma das maiores dificuldades encontradas é precifica-lo corretamente. Ao colocar um valor muito acima do mercado, você espanta os possíveis compradores. Por outro lado, ao colocar um valor muito abaixo, pode perder dinheiro e ainda passar a impressão que há alguma coisa de errada com o bem. Por isso, como saber como calcular o valor de um imóvel para a venda?

Neste conteúdo, vou explicar quais são os principais pontos que se deve levar em consideração e que vão ajudar você a definir o preço ideal. Você vai conhecer a importância de cada um deles e aprender como precificar seu imóvel.

Localização

A localização do imóvel é um item de peso para sua valorização. Imóveis que estão próximos a centros comerciais e contam com acesso facilitado por transporte público são considerados excelentes negócios, o que valoriza a propriedade.

De outro ponto de vista, a localização em bairros nobres e/ou sobretudo residenciais também é um fator de valorização do imóvel. Muitas pessoas preferem a tranquilidade de um bairro residencial ao barulho e agito que o comércio traz.

Valor do metro quadrado

Outra questão que influencia no preço final é o valor do metro quadrado, que varia de região para região. Ele é definido com base no CUB (Custo Unitário Básico), que é o valor gasto para construir o imóvel, e no valor de outros imóveis da região com as mesmas características, considerando a sua valorização.

Powered by Rock Convert

Um bairro em uma região periférica ou mais afastado do centro terá um menor valor médio por m² que em um bairro nobre. Ao descobrir o valor médio, multiplique-o pela metragem do imóvel.

Para exemplificar, vamos imaginar um imóvel de alto padrão no bairro Parque das Nações. Vamos considerar que ele tem 100m² e que o valor médio do m² é R$ 3.770,00. Esse imóvel custaria R$377.000,00.

Investimentos no imóvel

Por fim, deve-se levar em consideração também o valor investido no seu imóvel. Um apartamento antigo que foi reformado vale mais que um similar que não foi. Melhorias como móveis planejados, projeto de iluminação e som, assim como a decoração — cortinas, lustres, acabamentos diferenciados —, valorizam o imóvel.

Ao vender o seu imóvel, você deve considerar o valor que gastou para deixá-lo como está. Por isso, um apartamento novo com armários planejados vale mais que um novo entregue “no osso”. Apesar de dar a possibilidade de o novo proprietário arrumar como ele quiser, gera um desgaste e custo extra.

Com base nesses pontos, você já sabe como calcular o valor de um imóvel para venda. Com a ajuda de buscadores online, avalie o preço de outras propriedades com características similares às suas, qual o seu custo e qual o lucro que deseja obter. Contar com uma imobiliária é importantíssimo para evitar erros no processo, seja perdendo dinheiro ou dificultando a venda pela precificação incorreta. Além disso, você aumenta a sua exposição e chances de venda.

Para ajudar na venda do seu imóvel, leia este artigo sobre como anunciar o imóvel e confira as dicas!

Powered by Rock Convert