Os juros nunca estiveram tão baixos e os preços dos imóveis estão convidativos. As condições para adquirir o seu apartamento seriam quase perfeitas se você dispusesse de capital para a entrada do negócio, correto?

Se você se identificou com a situação descrita no parágrafo acima, tenho uma ótima notícia para você: é possível comprar apartamento sem entrada. E isso pode ser mais fácil do que você imagina.

Neste post, vou apresentar as alternativas para quem não tem o dinheiro de uma entrada conseguir adquirir o seu imóvel e aproveitar as condições favoráveis do mercado imobiliário. Confira!

Financiamento sem entrada

Embora o Sistema Financeiro da Habitação (SFH), principal modelo de financiamento imobiliário no país, não exija o pagamento de entrada nas operações de aquisição de imóveis, os bancos não costumam oferecer esta opção. A maioria deles exige um pagamento inicial de entre 20% e 30% do valor do bem.

Sem esse valor, o risco para o banco seria maior e as condições para garantir a segurança da instituição tornariam o financiamento proibitivo. A taxa de juros, por exemplo, seria bastante superior àquela aplicada nas operações com pagamento de entrada. Há, no entanto, formas de contornar essa dificuldade.

FGTS para a entrada

Uma das formas de garantir recursos para o financiamento é por meio do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Aliás, ele pode ser utilizado não apenas na entrada da operação, mas também para reduzir o saldo devedor.

Programa Minha Casa Minha Vida

Uma das alternativas para comprar um imóvel sem entrada é por meio do Minha Casa Minha Vida. Mas somente uma das quatro faixas de benefício do programa de habitação do Governo Federal permite a operação.

A Faixa 1, que permite comprar apartamento sem entrada, é destinada às famílias com renda de até R$ 1,8 mil. O Minha Casa Minha Vida fornece um subsídio de até 90% do valor do imóvel e o saldo pode ser financiado em até dez anos, com juros de 5%.

Além do limite de renda também é necessário se enquadrar nas demais regras do programa, como não possuir outro imóvel, utilizar o apartamento adquirido como moradia própria, entre outros. A definição dos beneficiários da Faixa 1 do Minha Casa Minha Vida ocorre por meio de sorteio feito pela prefeituras.

Financiamento direto com a construtora

Outra forma de garantir condições diferenciadas para a entrada do financiamento é realizar a operação diretamente com as construtoras. E esta opção pode ser mais simples do que negociar com os bancos.

A alternativa pode ser utilizada na compra de imóveis na planta, vendidos quando as construtoras ainda estão em busca de parceiros para financiar a obra. Elas são mais flexíveis do que os bancos na negociação e podem parcelar a entrada do imóvel em prazos de até 60 meses.

Essas são as opções para quem deseja adquirir um imóvel agora mas não dispõe de capital. Como você viu, é possível, sim, comprar apartamento sem entrada e sem comprometer o seu orçamento no futuro.

Quer saber mais sobre como realizar esse sonho? Entre em contato com a Colônia e confira as alternativas para você fechar negócio.