Adquirir um imóvel é o sonho de muitas pessoas, que desejam se livrar do aluguel e ter a segurança de uma propriedade. Mas como comprar um apartamento ganhando pouco? Em primeiro lugar, com disciplina financeira e a adoção de algumas práticas.

Quer chegar mais perto desse sonho? A seguir, vou apresentar 4 dicas de como comprar um apartamento sem apertar o seu orçamento. Confira e comece a se organizar para alcançar o seu objetivo!

1. Ter uma reserva de emergência

O erro de muitas pessoas é investir tudo o que têm em um apartamento e não guardar nenhum dinheiro para cobrir gastos eventuais, que podem surgir durante o processo.

Essa escolha pode gerar mais dívidas e mais gastos, pois os juros de multas vão sempre acumulando. Em casos mais graves, ainda é possível que o comprador perca o seu imóvel em uma penhora, o que não é nada vantajoso.

Por isso, ao se organizar financeiramente e comprar um apartamento, sempre tenha uma reserva para emergências, mesmo que isso atrase um pouco a aquisição. Um planejamento é fundamental para passar por essa fase de forma tranquila.

2. Cortar gastos desnecessários

Outra dica que pode ajudar no seu planejamento financeiro é cortar gastos desnecessários. Para isso, é preciso ter um bom controle de tudo o que você e sua família ganham e gastam todos os meses.

Ponha tudo em uma planilha — ou mesmo no papel — e veja quais são os maiores gastos mensais. Separe-os em custos essenciais (como aluguel, colégio das crianças, alimentação etc.) e gastos dispensáveis, que podem ser cortados.

Converse com todos da sua casa e veja o que é possível cortar. Por exemplo, deliveries durante a semana, idas ao cinema, que podem ser substituídas por sessões em casa, gastos com compras pela internet e assim por diante. Esses cortes dependerão da situação de cada um, por isso é importante anotar todas as entradas e saídas para adotar uma boa estratégia.

3. Entender em que economizar

Para cortar gastos, uma boa dica sobre como comprar um apartamento ganhando pouco é entender como você pode economizar para guardar mais dinheiro.

Existem serviços e produtos que são essenciais para o dia a dia e não podem ser cortados. No entanto, talvez seja possível gastar menos com eles. Veja quais são os serviços contratados, como internet, TV a cabo e telefonia, e procure formas de reduzir ou negociar essas contas. A energia elétrica é um bom exemplo de conta que pode ser reduzida com a adoção de cuidados.

Peça a cooperação de toda a família para essa economia. Você verá que, mesmo em um mês, é possível economizar dinheiro.

4. Pensar na forma de pagamento

Uma dica fundamental para comprar um apartamento é planejar a forma de pagamento do imóvel. Afinal, existem diversas opções que podem facilitar essa aquisição.

O pagamento à vista pode trazer bons descontos, mas demanda a posse uma grande quantia de dinheiro de uma vez só, o que pode ser muito difícil para a maioria dos compradores. Ou seja, também é importante ter outras opções.

Contar com um financiamento é outra forma de arcar com o pagamento do imóvel. Com parcelas que podem ser simuladas, fica mais fácil se organizar para fazer essa aquisição.

Gostou de saber como comprar um apartamento ganhando pouco? Então não deixe de assinar a nossa newsletter para receber todos os nossos conteúdos!