Você encontrou a casa ou o apartamento ideal, negociou as condições para a sua aquisição e fechou o negócio dos sonhos. Sim, a parte mais complexa de se comprar um imóvel já passou. Mas ainda há trabalho pela frente. Estamos falando de como fazer mudanças. Essa etapa pode ser tranquila, se bem planejada ou um verdadeiro caos se as coisas fugirem do controle.

Mas não se assuste! Para ajudá-lo a vivenciar a primeira opção, preparei este post com dicas práticas para enfrentar este momento. Confira nossas sugestões e saiba como fazer mudanças com o mínimo de trabalho.

1. Monte um cronograma

Planejar com antecedência é um dos segredos para o sucesso no caso da mudança. Seja para desocupar o imóvel que está deixando, seja para preparar o novo lar, tudo precisa ser pensado com antecedência.

Definida a data da mudança, é preciso contratar a empresa que fará o transporte dos seus pertences. Contatar os fornecedores de serviços como luz, água e telefone também deve ser feito com antecedência, já que eles levam alguns dias para realizar as ligações e cancelamentos.

Inclua também no cronograma o empacotamento antecipado dos itens que você usa menos ou que demandam mais atenção para serem desmontados. Um bom cronograma ajuda também no planejamento dos custos da mudança.

2. Tenha cuidado ao embalar os pertences

As caixas são os grandes aliados durante a organização das mudanças. Resistentes e de diferentes tamanhos, elas são fáceis de carregar e de empilhar e facilitam na hora de organizar a casa nova.

Powered by Rock Convert

Um cuidado importante com elas diz respeito à identificação, que pode ser feita por item ou por cômodo. Embora a maioria das empresas de mudanças forneçam as embalagens, muitas pessoas preferem antecipar-se e organizar melhor os seus pertences.

3. Descarte ou doe o que não utiliza mais

A mudança é um ótimo momento para praticar o desapego. E isso não precisa ser feito apenas quando você vai para um imóvel menor. Mesmo quando dispõem de bastante espaço as pessoas costumam acumular itens com a esperança duvidosa de que terão utilidade algum dia.

Verifique o que você realmente utiliza e precisa e separe das coisas que estão encostadas há muito tempo. O que você não usa mais pode ser necessário para outras pessoas. Considere vender ou mesmo doar estes itens. Assim você organiza melhor sua nova casa.

4. Prepare-se para o grande dia

Dificilmente o dia da mudança será tranquilo. Com todos os seus pertences embalados, você passará por algumas horas no limbo entre a casa antiga e a nova. É bom preparar-se para este momento. Organize uma mala de segurança, para manter pertences mais urgentes próximos da mão. Estamos falando de uma muda extra de roupas, carregador de celular e itens de higiene, por exemplo. Separe também alguns lanches, como frutas, barras de cereal e água.

Essas são as nossas dicas para você que não tinha ideia de como fazer mudanças sem que o seu início na casa nova seja marcado pela desordem. Com um pouco de planejamento e método, você garante a segurança dos seus pertences e ainda facilita a tarefa de organizar seu novo lar.

Gostou das minhas dicas? Gostaria de saber mais sobre o mercado imobiliário? Então assine a newsletter da Colonia e receba em seu e-mail, novidades em primeira mão!

Powered by Rock Convert