Uma dúvida recorrente de quem procura por um imóvel diz respeito à melhor opção entre comprar ou alugar. Trata-se de um questionamento sem uma resposta única. O melhor caminho depende de uma série de condições, que passam por aspectos econômicos e pessoais.

Veja a seguir alguns fatores que devem ser levados em consideração na hora de tomar essa decisão. Confira minhas ponderações e avalie o que é melhor para você e sua família.

Vantagens de alugar um imóvel

Requer menos disponibilidade financeira

Para alugar um imóvel, não é necessário dar nenhum valor de entrada. Você paga pela locação e, conforme o especificado no contrato, também as taxas do imóvel, como IPTU, água e energia.

Para comprar um imóvel, além da entrada, você terá que pagar a prestação do financiamento, que em muitos casos tem um valor mais elevado que o aluguel. Para ter uma ideia de como seriam as parcelas de um financiamento, você pode recorrer a uma simulação de financiamento imobiliário.

Aporta mais mobilidade

Quem mora de aluguel e deseja mudar consegue trocar de imóvel com relativa facilidade; basta respeitar os prazos contratuais. Já em uma casa própria, não há tanta facilidade, pois você precisará vender o seu imóvel ou alugá-lo, o que requer um certo tempo. Portanto, se você ainda não tem certeza de que é hora de se fixar por um longo período em uma mesma casa ou apartamento, considere optar pelo aluguel.

Vantagens de comprar um imóvel

Dá mais liberdade para organizar do seu jeito

Em um imóvel alugado, qualquer mudança que se deseja fazer na casa ou apartamento depende da autorização do proprietário. O inquilino não tem liberdade para reformar, ampliar ou fazer qualquer outra mudança por conta própria.

Powered by Rock Convert

Quem compra um imóvel, por outro lado, pode fazer alterações quando e como desejar, sendo apenas preciso ter o cuidado de não comprometer a estrutura do imóvel e contar com as autorizações necessárias em caso de reformas mais abrangentes. Além disso, você estará investindo em melhorias em seu próprio bem, ao contrário do que acontece em um imóvel alugado.

O imóvel é seu

Pode parecer óbvio, mas é importante lembrar que, no caso da compra, você aumentará o seu patrimônio. Na situação do aluguel, o montante pago mês a mês consistirá em uma despesa e não em um investimento.

Em uma casa própria, qualquer reforma ou ampliação representa, na verdade, um investimento na valorização do seu patrimônio, que poderá ser recuperado posteriormente.

O cenário econômico atual

Depois de um longo período de incerteza e insegurança, o mercado imobiliário está ingressando em um momento de maior confiança, com melhores condições para quem procura bons negócios.

Com a taxa de juros mais baixa da história, os financiamentos imobiliários deverão se manter também com juros reduzidos. Por isso, a tendência é que o mercado ofereça bons negócios ao longo de 2020.

Essas são as principais diferenças entre comprar ou alugar um imóvel. A decisão sobre qual o melhor negócio, porém, depende das expectativas e demandas individuais. Avalie nossas dicas para concluir qual a alternativa que mais atende a você e sua família.

O conteúdo foi útil? Ajudou a esclarecer suas dúvidas sobre a melhor opção entre comprar ou alugar um imóvel? Então que tal compartilhá-lo com seus contatos em suas redes sociais e auxiliar seus amigos!

Powered by Rock Convert