Uma dúvida recorrente de quem procura por um imóvel diz respeito à melhor opção entre comprar ou alugar. Trata-se de um questionamento sem uma resposta única. O melhor caminho depende de uma série de condições, que passam por aspectos econômicos e pessoais.

Veja a seguir alguns fatores que devem ser levados em consideração na hora de tomar essa decisão. Confira minhas ponderações e avalie o que é melhor para você e sua família.

Vantagens de alugar um imóvel

Selecionei aqui os principais benefícios de morar de aluguel para você que ainda está com dúvidas a respeito. Leia com atenção e veja se essa é a melhor opção para você.

Menor disponibilidade financeira

Para alugar um imóvel, não é necessário dar nenhum valor de entrada. Você paga pela locação e, conforme o especificado no contrato, também as taxas do imóvel, como IPTU, água e energia. Pode ser que você precise pagar um calção ou garantia de algumas vezes o valor do aluguel, porém, ao final do contrato você recebe esse dinheiro de volta e corrigido.

Para comprar um imóvel, além da entrada, você terá que pagar a prestação do financiamento, que em muitos casos tem um valor mais elevado que o aluguel. Para ter uma ideia de como seriam as parcelas de um financiamento, você pode recorrer a uma simulação de financiamento imobiliário.

Possibilidade de guardar dinheiro

Sabendo que as parcelas do financiamento muitas vezes são maiores do que o aluguel, é possível alugar um imóvel e poupar dinheiro todo mês. Esse dinheiro guardado pode ser usado para constituir uma reserva de emergência, investimentos, entre outros.

Sem responsabilidade com manutenção

Quando você tem uma casa, as despesas com manutenção são todas de sua responsabilidade. Isso é diferente quando a casa é alugada. As manutenções para o funcionamento da casa como encanamento, fiação, telhado, entre outros, são de responsabilidade do locador, ou seja, do proprietário.

Então se chover forte e houver um vazamento no telhado, quem vai pagar o reparo não é quem mora na casa, mas sim o dono. O locatário se responsabiliza apenas pela manutenção e reparo do que ele mesmo danificou no imóvel .

Maior mobilidade

Quem mora de aluguel e deseja mudar consegue trocar de imóvel com relativa agilidade; basta respeitar os prazos contratuais ou arcar com a multa de quebra de contrato. Já em uma casa própria, não há tanta facilidade, pois você precisará vender o seu imóvel ou alugá-lo, o que requer um certo tempo.

Portanto, se você ainda não tem certeza de que é hora de se fixar por um longo período em uma mesma casa ou apartamento, considere optar pelo aluguel. Assim você não vai precisar se preocupar com negociações, custos de venda e condições do mercado quando quiser ou precisar se mudar.

Vantagens de comprar um imóvel

Agora vou mostrar as maiores vantagens em adquirir um imóvel. Se você não se identificou muito com as vantagens do aluguel, pode ser que sua melhor opção seja a compra da casa própria.

Liberdade para organizar do seu jeito

Ao comprar ou alugar um imóvel, a inteção é que ele atenda as nossas necessidades em diferentes fases da vida. Mas em um imóvel alugado, qualquer mudança que se deseja fazer na casa ou apartamento depende da autorização do proprietário.

O inquilino não tem liberdade para reformar, ampliar ou fazer qualquer outra mudança por conta própria. E mesmo que autorizado a realizar, provavelmente ele vai fazer algo em prol de um imóvel que não é dele e não vai ter retorno algum sobre isso.

Quem compra um imóvel, por outro lado, pode fazer alterações quando e como desejar, sendo apenas preciso ter o cuidado de não comprometer a estrutura do imóvel e contar com as autorizações necessárias em caso de reformas mais abrangentes. Além disso, você investirá em melhorias em seu próprio bem, ao contrário do que acontece em um imóvel alugado.

Investimento a longo prazo

Essa é provavelmente a maior vantagem de adquirir um imóvel. Você vai pagar mensalmente por algo seu. É um dinheiro que você vai investir mensalmente em um bem que, no futuro, você poderá lucrar com a venda, já que os imóveis valorizam com o passar dos anos.

Pode parecer óbvio, mas é importante lembrar que, no caso da compra, você aumentará o seu patrimônio. Na situação do aluguel, o montante pago mês a mês consistirá em uma despesa e não em um investimento.

Estabilidade

Ao comprar um imóvel você se liberta de depender de outras pessoas para morar em determinado imóvel. Não precisa se preocupar se o proprietário vai querer vender a casa, se ele vai cumprir o contrato até o fim, se ele vai querer renovar o contrato ou não.

Quando a casa é sua, mesmo que financiada, esses não serão problemas que você precisará enfrentar. Isso significa que você pode fazer planos a longo prazo contando com esse imóvel, seja com o intuito de venda ou de aumentar a família.

Valorização da propriedade

Ao adquirir um imóvel, as benfeitorias realizadas nele contam na valorização no mercado. Em uma casa própria, qualquer reforma ou ampliação representa, na verdade, um investimento na valorização do seu patrimônio, que poderá ser recuperado posteriormente.

Animais de estimação

Infelizmente muitos proprietários não aceitam alugar casas ou apartamentos para pessoas que tenham animais e nem aceitam que os inquilinos adquiram animais enquanto estejam morando em sua propriedade.

Mas se é a sua própria casa, você pode ter animais de estimação tranquilamente pois não terá restrição por parte de outra pessoa que tenha poder sobre a moradia. A não ser que o imóvel esteja dentro de um condomínio ou prédio, pois nesses casos é necessário obedecer às regras condominiais.

O cenário econômico atual para comprar ou alugar

Durante esse longo período de pandemia com incerteza e insegurança em vários setores da economia, o mercado imobiliário não sofreu com as consequências do coronavírus. As baixas taxas de juros fizeram com que aumentasse a procura por financiamentos imobiliários, tendência que já vinha sendo observada desde o ano passado.

Na mesma medida, a crise econômica, as demissões em massa e a instabilidade durante a pandemia deixaram muitas pessoas ainda mais longe de conseguir adquirir um imóvel e sair do aluguel. Outras tiveram que se recolocar no mercado de trabalho em outras cidades e devem continuar no aluguel por mais tempo.

Essas são as principais diferenças entre comprar ou alugar um imóvel. A decisão sobre qual o melhor negócio, porém, depende das expectativas e demandas individuais, mas é muito importante que você procure ajuda de uma imobiliária. Ela pode te auxiliar a encontrar o imóvel que você procura e vai realizar todos os trâmites de aluguel ou compra de uma casa ou apartamento. Avalie nossas dicas para concluir qual a alternativa que mais atende a você e sua família.

Esse conteúdo ajudou a esclarecer suas dúvidas? Então entre em contato para escolher o melhor imóvel com o auxílio de um especialista!