Ao procurar uma residência, é preciso analisar qual o tipo de imóvel ideal de acordo com as necessidades pessoais e da família, estilo de vida, exigência de cada um, entre outros aspectos. O lar deve ser agradável e facilitar a rotina dos moradores, então é fundamental ouvir a opinião de todos os membros.

Pensando nisso, resolvi mostrar diversas opções para ajudar em sua busca pelo imóvel mais adequado para você e sua família. Confira!

Casa

A casa é um tipo de imóvel que atende a vários gostos e a diferentes composições de família, uma vez que é possível modificá-la e fazer grandes reformas no futuro.

As casas são indicadas para famílias com alguns filhos ou que querem um espaço com mais privacidade e mais possibilidade de áreas de lazer exclusivas. Afinal, não há necessidade de dividir nada com os vizinhos.

Aqui, também é importante considerar que existem vários tipos de casa disponíveis no mercado: as maiores e com amplos espaços internos; aquelas menores e com bastante área no quintal e no jardim; os lofts, que não têm divisão entre cômodos, e por aí vai.

Apartamento

Os apartamentos também são muito visados e podem agradar à maioria das famílias. Como existem opções com bastante espaço, o tamanho da família pode não influenciar tanto a escolha.

Porém, eu aconselho a prestar atenção ao condomínio, principalmente em relação às comodidades que ele oferece. Por exemplo, salão de festas, playground, churrasqueira, piscina e academia.

Um ponto relevante sobre os apartamentos é a segurança. Boa parte deles conta com portarias eletrônicas, vigias, porteiros, câmeras de segurança e outros equipamentos que dificultam as ações dos bandidos.

Claro que quanto mais comodidades e opções, maior será o valor do imóvel ou do aluguel, assim como da taxa de condomínio, que deve ser paga mensalmente. Por isso, é importante adequar o tipo de apartamento ao orçamento da família.

Powered by Rock Convert

Flat

Os flats são como apartamentos comuns. Porém, há ofertas de serviços como nos hotéis: camareiras, lavanderia e até mesmo algumas refeições. Eles também são conhecidos como “apart-hotel”.

Esses apartamentos costumam ser menores do que os imóveis padrão. Contam apenas com um quarto, sala de estar e uma pequena cozinha para tarefas do dia a dia.

Eles são mais utilizados como uma residência temporária para a família (que geralmente é formada só pelo casal ou o casal e um filho), enquanto ainda não há um imóvel disponível.

Cobertura

A cobertura é basicamente o apartamento que ocupa o último andar do edifício. Em geral, é maior do que as outras unidades daquele prédio.

Esse tipo de imóvel reúne vantagens de casas e apartamentos: o espaço é amplo e privativo, e há a segurança e a comodidade de contar com um condomínio. Portanto, é normal que seu preço seja mais elevado do que o de outros apartamentos, além de haver o pagamento mensal da taxa de condomínio.

Duplex

Um apartamento duplex é aquele que ocupa dois andares de um prédio, que podem ser ligados por uma escadaria ou, em alguns casos, por elevador.

Esse modelo de apartamento tem o dobro da área das outras unidades. É uma opção perfeita para famílias com mais filhos e que gostam de espaços mais amplos, mas ainda querem aproveitar os benefícios de um condomínio.

Normalmente, os andares são divididos em duas áreas. Um andar é o da área social (com sala de estar, sala de jantar, cozinha e banheiro social) e o outro é o da área privativa (com quartos e banheiros).

É fundamental optar por uma residência que atenda às exigências e expectativas de todos os moradores. E quando você entende qual é o tipo de imóvel mais adequado para a sua família, fica muito mais fácil filtrar as melhores opções e acertar na compra.

Gostou deste artigo? Então compartilhe-o nas redes sociais para informar seus amigos e familiares!

Powered by Rock Convert