Se você está procurando um imóvel para a família, já deve ter se visto em meio a dezenas de informações. Pudera! Essa escolha vai impactar a vida das pessoas que você mais ama, e é um investimento que garantirá crescimento patrimonial e tranquilidade a todos.

Muitas variáveis devem ser consideradas, como a escolha por casa ou apartamento, número de quartos, bairro ideal e até opções de lazer pelas redondezas. Mesmo assim, é possível se sair bem nessa busca tão importante e encontrar o lar perfeito para vocês.

Listei três fatores simples a serem analisados ao procurar um imóvel para a família, a fim de ajudar você a fazer uma compra sem erros e arrependimentos. Confira!

1. Necessidades da família

Antes de começar sua pesquisa por imóveis, eu aconselho que você entenda, de fato, quais são as prioridades dos moradores da nova casa. Pegue papel e caneta para que todos avaliem, juntos, o que é essencial e o que é preferência.

Vejam quantos cômodos são necessários para que todos tenham conforto e qualidade de vida. Também avalie se é possível optar por espaços menores, como apartamentos, mas que compensem com áreas de convivência que realmente façam a diferença: playground, churrasqueira, academia e sauna, por exemplo. Tudo isso sem gastos extras.

Caso preserve muito sua individualidade, talvez o ideal seja uma casa. Ela garante a privacidade e a autonomia de fazer o que bem entender com seus espaços — desde que tudo esteja dentro da lei, obviamente.

2. Localização da propriedade

Como a localização de um imóvel tem influência sobre o seu preço, você precisa ver primeiro quanto pode investir. Depois, selecionem juntos alguns bairros que estejam dentro do orçamento. Feito isso, analisem se eles facilitam a vida da família.

Powered by Rock Convert

O ideal é que a casa nova fique próxima ao trabalho ou que não exija longas horas no trânsito diariamente. Também é importante que a região conte com escolas, farmácias, hospitais e postos de saúde. Além disso, procure saber como é a segurança desses locais e se há infraestrutura básica, como transporte público, pavimentação e iluminação.

Após fazer essa lista, você terá bairros ideais para morar. Ainda assim, não se limite a poucas opções para que a escolha não demore tanto. Procure ser flexível dentro daquilo que não prejudique a qualidade de vida da sua família.

3. Condições do imóvel

Fotos e vídeos dos imóveis preferidos podem até seduzir, mas nem sempre condizem com a realidade. Para evitar surpresas desagradáveis, é essencial visitar cada unidade para avaliar a situação da construção e se ela vai atender às necessidades da sua família.

Meça os cômodos para ver se o seu mobiliário poderá ser utilizado sem muita dificuldade. Também observe se há marcas de fungos ou bolores nas paredes. Além de tornar o ambiente insalubre, isso pode indicar problemas de infiltração.

Teste interruptores, tomadas, chuveiros e torneiras para garantir que não será necessário um gasto ainda maior no pós-compra. Se preferir, conte com a ajuda de um profissional para esse trabalho de vistoria.

Por fim, pense também na segurança e na agilidade da negociação do imóvel para a família. Nesse sentido, vale a pena contratar uma imobiliária de confiança. Um diferencial da Colonia Negócios Imobiliários é que o site da empresa ajuda você a ter uma visão de forma rápida em relação aos estabelecimentos próximos da residência desejada.

Quer conhecer mais dicas para garantir um bom imóvel para a família? Então siga a Colonia Negócios Imobiliários nas redes sociais: Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube.