Existem muitas formas de você aplicar o seu dinheiro com o intuito de obter algum retorno financeiro em cima disso, e umas das principais e que mais agradam os investidores é o investimento imobiliário. Essa modalidade possibilita que os compradores consigam construir um patrimônio e ainda usufruir de grandes benefícios.

Agora que o nosso país está se recuperando se uma crise e se reerguendo para os padrões do mercado financeiro, tanto os investidores quanto as construtoras e imobiliárias estão animadas com o surgimentos de novas e boas oportunidades de negócios. De certa forma, o investimento imobiliário voltou a ser uma excelente opção.

Se você não conhece muito bem como funciona essa modalidade, continue por aqui e veja um pouco mais sobre o que é um investimento imobiliário, além de aprender sobre como investir em imóveis e quais os principais erros a serem evitados. Vamos lá?

Afinal, o que é um investimento imobiliário?

O investimento imobiliário nada mais é do que uma aquisição de imóveis para geração de renda. Essa renda muitas vezes se dá pela locação do bem, que acaba trazendo um retorno pelo pagamento das prestações do aluguel por parte do inquilino — ou então uma possível compra e venda do imóvel, com ganhos financeiros durante a transação, que se dá por conta da valorização da propriedade com o passar dos tempos.

Como fazer esse investimento?

O investimento em imóveis pode ser feito de diferentes formas, veja algumas das principais a seguir.

Powered by Rock Convert

Compra e Venda

A forma mais comum de conseguir investir em um imóvel é pela simples compra e venda, onde você busca por um imóvel que te interessa, paga por ele em seu preço de venda e tira um lucro em cima dele pelas formas que foram faladas: colocando para locação ou fazendo uma venda posterior.

Fundos Imobiliários

Os fundos imobiliários são grupos de investidores que aplicam seu dinheiro em empreendimentos imobiliários, como prédios comerciais ou residenciais, shoppings, hotéis, dentre outros. Cada um dos investidores terá uma conta nesse imóvel e vai receber um rendimento a partir daquilo que ele investiu.

Títulos de Crédito Imobiliário

Já os títulos de crédito imobiliário são investimentos de renda fixa criados por instituições financeiras, onde o investidor “empresta” dinheiro para o banco para que ele possa financiar a compra ou construção de imóveis de uma terceira pessoa.

Dessa forma, parte dos juros que a instituição ganha com o financiamento realizado é repassado para as pessoas que investiram.

Quais os principais erros que envolvem essa transação?

  1. Comprar por impulso: adquirir um imóvel sem pensar muito se ele pode ou não trazer rentabilidade para você.
  2. Não realizar planejamento: não se preparar para o investimento e acabar tendo problemas financeiros por conta disso.
  3. Apegar-se ao imóvel: ter um certo apego com o imóvel que adquiriu e não conseguir abrir mão dele, seja para venda ou aluguel.
  4. Não saber quanto valem os imóveis: acabar comprando sem pesquisar e não ter ideia de quanto vale o imóvel antes de iniciar uma negociação.
  5. Desconsiderar fatores externos: fazer o investimento sem ver uma possível valorização do imóvel com o passar do tempo e a influência de fatores externos na rentabilidade.

E as vantagens?

  1. Valorização: muitos imóveis tendem a se valorizar com o passar do tempo.
  2. Segurança: é um investimento muito seguro de se realizar, que não é fácil de ser tirado de você.
  3. Demanda: a demanda por compra ou locação de imóveis sempre vai existir, então você vai conseguir tirar algum lucro com ele.
  4. Renda fixa: muitos imóveis possibilitam uma renda fixa para os investidores.
  5. Baixa volatilidade: os investimentos imobiliários não oscilam tanto quanto outros tipos de investimentos financeiros.

Por fim, vale destacar que é muito importante contar com a ajuda de uma imobiliária, pois é uma empresa capacitada para poder ajudar os investidores nessa aquisição, acompanhando toda a parte burocrática e jurídica que envolve — além de mostrar imóveis que atendem as expectativas do comprador.

Gostou de saber um pouco mais sobre como realizar um investimento imobiliário? Ficou interessado em ver outros posts como este? Então continue por aqui e dê uma olhada em nosso outro artigo sobre os documentos necessários para comprar um imóvel!