Comprar ou alugar uma casa ou apartamento é uma decisão que requer paciência e muita atenção. Afinal, é preciso analisar vários pontos que afetam diretamente a qualidade de vida dos moradores. Um deles é a localização do imóvel.

É muito importante avaliar esse aspecto na hora das pesquisas, pois é algo que mostra se é um bom lugar para se morar. Você tira essa conclusão ao levar em conta desde a questão da segurança até a praticidade, isto é, se o local fica perto de estabelecimentos comerciais e áreas de lazer, por exemplo.

Para ajudar, eu preparei aqui uma lista com alguns dos principais fatores que devem ser considerados ao analisar a localização de um imóvel. Confira!

Segurança

Sem dúvida, uma das questões que precisam ser avaliadas em relação à localização do imóvel é a sua segurança. Afinal, todos querem se sentir seguros enquanto estão em casa descansando ou aproveitando o seu tempo com a família, assim como nos momentos em que estão fora, com a certeza de que o seu patrimônio não corre risco de roubo ou furto.

Portanto, é fundamental analisar bem como é o quesito segurança na região em que o imóvel está localizado. Para tomar a decisão correta, verifique se o histórico do bairro é positivo ou negativo em relação a isso.

Transporte público

Outro ponto relevante é verificar o quanto o imóvel está próximo de ruas e de uma região que é bem servida em relação ao transporte público. Ou seja, se há diversas linhas de ônibus, estações de metrô, trem, entre outras opções perto da casa.

Powered by Rock Convert

Pode parecer apenas um detalhe, mas se você depende desse tipo de transporte para se locomover até o trabalho, faz toda a diferença para não prejudicar a sua rotina. Então, imóveis que são privilegiados nessa questão também são considerados bem localizados.

Estabelecimentos comerciais

Você também pode concluir que a localização do imóvel é boa quando ele está próximo de estabelecimentos comerciais. Afinal, todo mundo precisa usar o serviço de muitos estabelecimentos para ter uma rotina tranquila e confortável.

Estou falando de supermercados, farmácias, padarias, dentre outros locais que são essenciais para abastecer qualquer casa com itens básicos. Sendo assim, procure observar o quão próximo o imóvel está desses pontos comerciais e se o acesso a eles é fácil.

Opções de lazer

Por fim, saiba que ter opções de lazer por perto também conta para que o imóvel seja considerado bem localizado. Até porque pode ser desagradável se deslocar por muito tempo para curtir alguns momentos de descanso e distração.

Imóveis perto de locais que suprem tais necessidades também fornecem uma qualidade de vida melhor. É o caso de parques ao ar livre, áreas de lazer, shoppings, cinemas, bibliotecas, e por aí vai.

Viu só a importância de analisar a localização do imóvel antes de realizar a transação? Apesar de não parecer, isso afeta muito a qualidade de vida, pois o dia a dia tende a ficar menos estressante quando se tem mais opções de conforto, variedade de serviços e pouca necessidade de enfrentar situações caóticas, como o trânsito.

Ainda não tem segurança para escolher a sua futura moradia? Veja 4 dicas para encontrar o imóvel ideal!

Powered by Rock Convert