Mudar de casa é algo bastante comum para quem adquire um imóvel novo para melhorar de vida ou devido ao local de trabalho, mas esse processo requer um bom planejamento. É importante, por exemplo, contratar uma empresa especializada em mudanças e avaliar quais móveis você deve ou não levar para o seu novo lar.

Também é essencial planejar com calma a compra do imóvel novo e a venda do antigo. É um processo que exige muito cuidado, para evitar problemas e prejuízos. Você pode colocar a sua casa antiga à venda com uma imobiliária experiente no assunto ou, até mesmo, realizar uma permuta de imóveis.

Se você não sabe o que levar em conta na hora de mudar de casa, continue por aqui e veja as minhas dicas para passar por esse processo da melhor maneira possível!

Afinal, como se preparar para mudar de casa?

A empolgação para mudar de casa é absolutamente normal, mas não se deixe levar pela emoção ao longo desse processo. Sua mudança precisa ser feita com cuidado para evitar problemas que atrapalhem essa novidade ou tragam prejuízos a você. Então, confira algumas boas práticas que eu recomendo.

Prepare o seu imóvel para ser avaliado

Para realizar a venda ou troca de um imóvel, você deve avaliá-lo. É dessa forma que saberá quanto está o valor dele no mercado, levando sempre em conta aspectos como o estado de conversação do bem, os serviços de manutenção que foram feitos, a localização, a infraestrutura, entre outros.

Powered by Rock Convert

Sendo assim, a dica é preparar o seu imóvel para essa avaliação. Faça pequenas reformas para melhorias na casa e pense em toda a infraestrutura do bem para que ele saia mais valorizado, de acordo com os parâmetros do mercado.

Tenha todos os documentos organizados

Também é interessante ter todos os documentos devidamente organizados, já que há certa burocracia envolvida nos processos de compra e venda e até mesmo de permuta de imóveis. Portanto, para não faltar nada durante a negociação, procure organizar toda a documentação do imóvel, do vendedor e do possível comprador.

Conte com a ajuda da tecnologia e de portais imobiliários

A tecnologia é muito útil para fazer os anúncios da venda, enquanto os portais imobiliários podem ajudar porque já são experientes nesse tipo de negociação. Com isso, você vai entender as possibilidades relacionadas à mudança de imóveis, conhecer os preços compatíveis do mercado, entre outros fatores.

Por fim, vale ressaltar que a permuta de imóveis é uma opção vantajosa em muitos casos. Quando você vai trocar de casa para uma construção que segue o padrão da sua antiga e os valores de compra e venda são compatíveis, é possível realizar essa troca — mesmo que uma das partes desembolse algo a mais para igualar os preços acordados. Isso acaba saindo bem mais em conta quando não se tem um valor muito alto para investir.

E então, gostou de conhecer boas práticas para mudar de casa de maneira tranquila e sem prejuízos? Ficou com alguma dúvida ou tem algo a acrescentar? Deixe o seu comentário aqui no post!

Powered by Rock Convert