Quando o assunto é negociar imóveis, é preciso ter muito cuidado para fechar um bom negócio. Isso significa pesquisar bastante sobre as oportunidades e preços praticados pelo mercado e, é claro, sempre contar com o auxílio de uma equipe de profissionais especializados no setor.

Além disso, é fundamental que todo o processo seja realizado com paciência. É preciso conhecer e utilizar as técnicas certas para reduzir o valor da propriedade, sem mencionar a importância de ter firmeza diante de propostas pouco vantajosas ou inviáveis.

Portanto, preparamos este conteúdo para apresentar a você as melhores práticas para negociar imóveis e fechar um bom negócio. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

1. Seja paciente

O primeiro passo, antes de começar a negociar imóveis ou qualquer outro produto que seja, é entender que não se trata de um evento isolado, mas sim de um processo. Isto é, exige tempo e muitas propostas e contrapropostas.

Dito isso, para entrar em uma negociação e obter sucesso é preciso encará-la como se um fosse um jogo de xadrez. Cada jogada necessita de muito planejamento estratégico, pois influencia no resultado final. Inclusive, o cliente fará o mesmo.

2. Colete o máximo de informações

Tanto para quem pretende vender quanto para quem deseja comprar um imóvel, é fundamental saber tudo que for possível a respeito da parte com a qual você vai selar um acordo.

Procure saber sobre o histórico do indivíduo em questão, ou seja, se ele tem problemas relacionados a pagamentos em transações anteriores, o que seus clientes ou parceiros de negócios têm a dizer, entre outros aspectos pertinentes. Mas tome cuidado para não causar a impressão de que você está fazendo uma grande investigação, pois essa prática pode ser mal interpretada.

Powered by Rock Convert

3. Tenha firmeza para recusar propostas inviáveis

Ouvir o que a outra parte tem a dizer e entender o seu lado é muito importante ao negociar imóveis. No entanto, não significa que você tem a obrigação de aceitar qualquer oferta, principalmente as que tornam a negociação inviável.

Dessa forma, mantenha a negociação sempre objetiva e deixe claro o que realmente importa para você. Negue qualquer proposta que fuja dos seus objetivos e, acima de tudo, sempre tenha uma “carta na manga” para rebater ofertas que saiam completamente do seu foco.

Essa é uma forma inteligente, discreta e profissional de evitar prejuízos e, é claro, garantir que você vai fechar um bom negócio.

4. Saiba negociar para reduzir o valor

Por fim, negociar imóveis é um processo que envolve propostas e contrapropostas, como você já deve saber. Ou seja, dificilmente o preço inicial de um imóvel será o valor que o vendedor realmente aceitará, já que muito é discutido até que ambas as partes cheguem a um acordo.

Assim, uma ótima forma de obter reduções no valor da oferta é contar com o auxílio de profissionais experientes no mercado imobiliário. Além da ajuda que podem dar com sua grande experiência no setor, eles ainda são treinados e dominam técnicas de negociação que podem ser muito úteis, inclusive do ponto de vista financeiro.

Como você pôde conferir, negociar imóveis é um processo que demanda atenção e estratégia. É preciso ter paciência e pesquisar bastante para não correr o risco de fechar um mau negócio. Por isso, contar com o auxílio de profissionais com credibilidade no setor imobiliário é a melhor solução para ter segurança e um bom resultado.

Agora que você já conhece as melhores dicas para fechar um bom negócio, não deixe de conferir também o nosso artigo sobre as melhores práticas para comprar um imóvel!

Powered by Rock Convert