O sonho da maioria dos brasileiros é comprar a casa própria, mas essa conquista exige muito tempo de preparo e planejamento para adquirir o valor necessário. Além de juntar dinheiro, também é importante que os compradores fiquem atentos a possíveis índices e valores que são cobrados nessa aquisição, como o INCC. Só que muita gente não sabe o que é INCC.

Se você é uma dessas pessoas, continue por aqui e veja um pouco mais sobre essa taxa que faz parte do mercado imobiliário, por que ela é aplicada em uma compra de imóveis, além de aprender como fazer o cálculo do INCC. Vamos lá?

Afinal, o que é INCC?

O Índice Nacional de Custo da Construção, ou INCC, elaborado pela Fundação Getúlio Vargas, tem a finalidade de analisar o desempenho dos gastos com construções habitacionais. Ele é cobrado para corrigir contratos de compra de imóveis durante o período de obra da construção.

Ele é um índice muito importante para a compra e venda de imóveis, pois é por meio dele que se torna possível avaliar a evolução dos gastos com construções habitacionais, que envolvem todos os aspectos do processo, desde a aquisição de materiais até a mão de obra e os equipamentos necessários.

Vale ressaltar que a cobrança do INCC é feita no final da construção ou na quitação do débito. Ele também não pode ser cobrado com juros, mas pode ser necessário um reajuste em cima do saldo devedor e não no valor total do apartamento ou da casa que está sendo adquirida.

Powered by Rock Convert

Como é calculado o INCC?

O INCC é calculado por meio da média ponderada dos dados coletados nas setes cidades do Brasil onde ele é vigente, sendo elas:

  • Belo Horizonte;
  • São Paulo;
  • Rio de Janeiro;
  • Recife;
  • Salvador;
  • Porto Alegre;
  • Brasília.

A coleta das informações sobre o INCC se baseia em uma combinação entre um sistema de preços com um sistema de pesos. Ou seja, de uma forma geral, o INCC considera o preço de materiais de construção, serviços terceirizados de uma obra, equipamentos e mão de obra.

Esse custo coletado é dividido em três grupos, levando em conta as etapas de uma construção, sendo: estruturais, instalações e acabamentos. Os dados são coletados em orçamentos analíticos de empresas de engenharia e construção civil.

Vale ressaltar que o INCC é utilizado em situações em que a compra e venda de imóveis é feita por meio de financiamento. Uma vez que a negociação é feita com um pagamento à vista, o valor total não sofrerá nenhum reajuste vindo desse índice.

Por fim, é muito importante entender o que é INCC e atentar a esse índice na compra e venda de imóveis para estar preparado para esse pagamento. Como muita gente faz um planejamento para conseguir quitar o financiamento, vale a pena incluir o INCC — afinal, ele também é um gasto presente no mercado imobiliário.

Conseguiu entender o que é INCC e como ele é calculado e gostaria de ver mais assuntos como esse? Então assine a nossa newsletter para receber nossas publicações em seu e-mail!