Existem diversas formas de se comprar um imóvel e adquirir a sua casa própria, o que é o sonho da maioria dos brasileiros. Uma das modalidades mais utilizadas é o financiamento imobiliário, que envolve taxas e juros com o pagamento do valor financiado. Porém, muita gente ainda não consegue entender bem o que são juros de financiamento.

É muito importante se planejar bastante para esse tipo de compra, afinal de contas, envolve um bom investimento e necessita ser algo bem planejado. Para isso, é preciso entender bem como funcionam as taxas de juros e as formas de pagamento do crédito imobiliário oferecidas para a compra do imóvel.

Se você não conhece muito bem sobre os juros que envolvem essa modalidade, continue por aqui para saber melhor sobre o assunto, bem como entender quais os aspectos de um financiamento é importante que você fique atento. Vamos lá?

Afinal, o que são os juros de financiamento?

Muitas pessoas que pretendem comprar um imóvel se preocupam bastante sobre o funcionamento das taxas de juros e qual a forma que eles são cobrados. Por isso, é essencial entender quais são os tipos de juros de um imóvel financiado e como eles influenciam no valor final que é pago pelo crédito oferecido.

Esses juros acontecem no momento em que o banco concede o crédito para o comprador, essas taxas são cobradas para compensar algumas questões dessa transação, como riscos do investimento, custos de operação, inflação, entre outros.

As taxas são definidas de acordo com o valor financiado, o período de tempo que será o contrato de financiamento, bem como a quantia final a ser paga. Os juros podem ser vistos em quatro tipos diferentes:

Powered by Rock Convert
  • Juros Simples: a taxa incide de forma regular sobre o valor total do financiamento;
  • Juros Compostos: conhecidas como juros sobre juros, pois a cada prestação, o valor a ser pago é calculado com base no valor inicial e nos juros anteriores;
  • Juros Compensatórios: são um tipo de juros que serve como remuneração para o credor;
  • Juros Moratórios: essa taxa é realizada quando há alguma quebra de acordo ou atraso no pagamento das prestações de um financiamento.

E o que levar em conta ao realizar um financiamento?

Fazer um planejamento financeiro

Algo muito importante a se fazer é o planejamento, sempre buscando por um imóvel que seja compatível com o seu orçamento e realizando pequenas ações que podem gerar economia, a qual ajudará no pagamento das parcelas financiadas.

Pesquisar sobre condições mais atraentes

Também é necessário sempre pesquisar bastante sobre a instituição financeira que oferece as melhores condições. Existem muitos bancos que trazem formas de pagamentos e taxas de juros diferentes, e você deve optar por aquela que seja melhor para o seu orçamento e renda.

Analisar o contrato de financiamento

Outro ponto bastante importante são as cláusulas do contrato de financiamento. É necessário que você analise bem o contrato, confira quais as taxas de juros foram acordadas, o tipo de amortização que será feita pelo pagamento das parcelas, de forma que nenhuma das partes envolvidas no negócio saiam prejudicadas.

Verificar os incentivos bancários

Por fim, você também deve verificar quais os incentivos bancários que são oferecidos. Muitas vezes, as instituições podem oferecer descontos ao realizar uma entrada, ou então as condições de pagamentos ofertadas por programas como o Minha Casa Minha Vida.

Vale ressaltar, que todo comprador deve entender sobre essas taxas que incidem sobre a compra de um imóvel financiado, a fim que todo o processo seja feito com mais tranquilidade e segurança.

Gostou de entender melhor sobre o que é juros de financiamento? Se quiser ver mais assuntos como este, confira nosso artigo e entenda como funciona um financiamento imobiliário!

Powered by Rock Convert