Existem diversas formas de conseguir comprar o seu imóvel próprio ou fazer investimentos no mercado imobiliário. E para quem apenas deseja mudar de casa ou apartamento, a permuta de imóveis chega como uma excelente alternativa. Mas o que é a permuta de imóveis?

Uma permuta de imóveis é uma modalidade que pode ser aplicada para qualquer tipo de imóvel: casa, apartamento, sala comercial e até mesmo terreno. É algo bastante tranquilo de ser feito, porém exige cuidado e muita atenção com relação à negociação, para que nenhuma das partes saia no prejuízo.

Se você não conhece muito bem a permuta de imóveis, continue por aqui para entender melhor essa modalidade de compra, quais os documentos necessários e a importância de contar com uma imobiliária especializada para realizar a transação.

Afinal, o que é uma permuta de imóveis?

Primeiramente, vale a pena ressaltar como está o mercado imobiliário atual. Nos últimos anos, por conta da crise, ele esteve em recessão, porém, ele vem melhorando, trazendo boas oportunidades de investimentos em imóveis. Essa melhoria foi possibilitada pelo crescimento das ofertas de imóveis, bem como de compradores dispostos a investir.

E isso acabou permitindo também o aumento de negociações por meio de permuta de imóveis. Essa prática é a troca de um imóvel entre as partes, desde que o valor seja equivalente, não necessitando que o pagamento seja feito em dinheiro. Em alguns casos, pode ser feita uma complementação dos valores, caso um dos bens trocados tenha um valor inferior ao outro.

Para que a negociação dê certo, é importante que as duas partes estejam de acordo com o valor de cada bem que será trocado, para evitar problemas no processo e para que ninguém saia no prejuízo. Dessa forma, é possível realizar uma permuta com mais segurança.

Powered by Rock Convert

Quais os documentos necessários?

É importante realizar uma avaliação dos imóveis com a ajuda de um corretor, para saber se os bens têm valores equivalentes e podem ser permutados. É por meio dessa avaliação que os valores serão acordados, e a necessidade de uma complementação para a permuta, analisada.

É importante que os compradores tenham em mãos os seus documentos de identificação (CPF e RG), bem como comprovantes de renda. Além também de apresentar o registro do imóvel, com a matrícula e a escritura do bem. Com isso, é possível verificar se existe alguma irregularidade ou algum impedimento que traga problemas para a negociação.

Como fazer essa permuta?

Para realizar uma permuta de imóveis, é necessário contar com a ajuda de uma imobiliária de confiança, que tenha corretores especializados e capacitados para esse tipo de negociação. Esse profissional ficará responsável por avaliar os bens e conduzir todo o negócio de forma segura para ambas as partes envolvidas.

Vale destacar que é possível fazer a permuta de imóveis de financiamento, porém é um processo mais delicado. Isso porque é preciso que a outra parte assuma o restante do financiamento, pagando o que falta para que o imóvel seja quitado.

Depois, é necessário ir até a instituição financeira que financiou o imóvel para conhecer as condições mediante uma permuta. Por isso o papel do corretor durante todo esse processo é tão importante, para entender melhor a burocracia e encaminhar os envolvidos para o melhor caminho possível da negociação.

Agora que você sabe o que é permuta de imóvel, pôde ver que o processo se mostra bem vantajoso, mas é preciso contar com um corretor e uma imobiliária de confiança para garantir a segurança da transação. Essa pode ser a chance de obter aquela casa, apartamento ou sala comercial dos sonhos, mas os compradores devem estar prevenidos e muito atentos para evitar qualquer transtorno e fazer uma negociação correta.

Gostou de entender um pouco mais sobre o que é permuta de imóvel? Se quiser ver mais assuntos como esse, assine a nossa newsletter para continuar nos acompanhando. Até mais!

Powered by Rock Convert