Afinal, o que faz um corretor de imóveis? Entenda!

Se você está pesquisando apartamentos ou casas para comprar ou alugar, é muito provável que já tenha se perguntado sobre o que faz um corretor de imóveis, certo? Pois bem! Essa é uma dúvida muito comum, visto que uma pequena porcentagem do valor de compra é representada pela comissão desse profissional.

Sendo assim, preparei este conteúdo para explicar a você de forma didática o que faz um corretor de imóveis em transações imobiliárias. Continue a leitura e fique por dentro do assunto!

Promove a aproximação entre as partes

Sem dúvida, esse é o motivo pelo qual os corretores são mais conhecidos. O corretor é o facilitador tanto para quem deseja vender uma propriedade quanto para quem está à procura de um imóvel para comprar.

Parte do trabalho desse profissional é captar oportunidades de negócio em sua região, ou seja, ele literalmente sai em busca de pessoas que estejam vendendo ou alugando os seus imóveis. Assim, ele forma uma carteira de clientes proprietários.

O mesmo se aplica para o indivíduo que deseja comprar ou alugar. Ele entrará em contato com um corretor, que, se fizer um trabalho eficiente, com certeza terá uma grande variedade de alternativas para apresentar.

Ajuda a divulgar o imóvel

Como eu disse no tópico anterior, o que faz um corretor de imóveis senão proporcionar oportunidades de negócio altamente promissoras, não é verdade? Para isso, uma de suas funções mais importantes é promover os imóveis de seus clientes.

Como ele ganha uma porcentagem do valor da venda ou do aluguel da propriedade, o seu interesse em divulgar os imóveis e agilizar a transação imobiliária é tão grande quanto o do proprietário, o que garante um trabalho dedicado e primoroso.

Para isso, o corretor se responsabiliza por tirar boas fotos do imóvel para colocá-las nos principais portais imobiliários da internet. Além do mais, ele deve fazer descrições sintetizadas e intuitivas, para que os interessados consigam compreender facilmente os detalhes da oportunidade.

Disponibiliza o seu tempo para ajudar

Tomar a decisão de comprar um imóvel não é tão simples como a de adquirir um objeto para a casa ou até mesmo um veículo. Afinal, estamos falando de um processo mais burocrático, que envolve um bem de altíssimo valor e um comprometimento com parcelas que podem se estender até mesmo por décadas.

Portanto, uma das funções do corretor é disponibilizar o seu tempo para mostrar os imóveis aos clientes potenciais quantas vezes forem necessárias. Também é importante ele estar apto para tirar todas as dúvidas dos interessados e ajudar no que for preciso durante cada etapa da transação imobiliária, para que ela seja feita com segurança.

Agora que você entendeu o que faz um corretor de imóveis, deve ter percebido que esse profissional é um dos pilares do mercado imobiliário. Afinal, é ele quem se encarrega da intermediação entre o proprietário interessado em vender ou alugar e a outra parte envolvida na venda ou locação.

Gostou de aprender quais são as atribuições de um corretor? Então continue aqui no blog para conferir também o que você precisa saber sobre contrato de compra e venda de imóvel!

Compartilhe!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.