Se você está procurando por lugares interessantes no ABC Paulista para fazer um piquenique com a família, praticar atividades ao ar livre ou mesmo levar seu animal de estimação para passear aos finais de semana, saiba que existem ótimos parques em Santo André para esses momentos que proporcionam relaxamento e mais qualidade de vida.

Quer conhecer algumas das melhores opções para começar a planejar os seus próximos passeios? Então continue a leitura e confira as três que eu separei!

1. Parque Central

Situado na Vila Assunção, o Parque Central é o maior parque urbano de Santo André. São cerca de 40 mil m² de gramado, aproximadamente 10.500 árvores e mais de 8 mil m² de canteiros herbáceos para admirar enquanto você curte ótimos momentos em família.

A área também é ideal para quem gosta de praticar atividades físicas ao ar livre, como andar de patins, pedalar ou simplesmente caminhar. Se você não abre mão de um tempinho de comodidade, o Parque Central está localizado próximo ao Shopping ABC e conta uma lanchonete e uma feirinha livre.

2. Parque Prefeito Celso Daniel

Um dos mais tradicionais parques em Santo André é o Parque Prefeito Celso Daniel, que conta com uma ótima infraestrutura para receber os seus visitantes, como sanitários, lanchonetes e feirinhas. Inclusive, ele tem opções de acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, como rampas e corrimãos que facilitam o acesso.

O ponto é um dos grandes atrativos para donos de pets, devido à sua área inteiramente destinada às atividades caninas, além do fato de que é possível caminhar com seu animalzinho de estimação por quase toda a extensão do local.

Aos finais de semana, há uma grande variedade de atividades culturais e esportivas, como exposições, aulas de circuito, festivais e muito mais. Vale mencionar, ainda, que o parque abriga um patrimônio cultural de Santo André: uma figueira centenária, que foi tombada em 1992.

3. Parque Natural Municipal do Pedroso

Se você adora ter contato com a natureza, um dos parques em Santo André que precisa conhecer é o Parque do Pedroso, pois ele é uma unidade de preservação da Mata Atlântica e a área com maior extensão de reserva natural de toda a região do ABC Paulista.

Além disso, está interligado a uma região de preservação de nascentes e mananciais, já que tem conexão com o Parque Estadual Serra do Mar. São 33 nascentes, 15 lagos e uma cachoeira espalhados por todos os 842 hectares. Para que você tenha uma dimensão, cerca de 6% da população de Santo André tem o abastecimento de água retirado dali.

Além de animais, lagos, nascentes e vegetação nativa, o parque tem campos de futebol, playground, quadras poliesportivas, trilhas para caminhada, cancha de bocha, banheiros, um quiosque com churrasqueira e até mesmo uma capela.

Para concluirmos, vale lembrar que é fundamental conhecer as opções de lazer para levar toda a família ou simplesmente tirar um tempo para relaxar e recompor as energias. O que não faltam são alternativas de parques em Santo André.

Este conteúdo foi útil para você? Então não deixe de conferir também o post em que eu aponto quais são os melhores bairros de Santo André para morar!