A compra da casa própria é o sonho de muitas pessoas, mas é preciso ter muita atenção durante o processo para evitar transtornos. Por exemplo, o contrato de compra de imóvel é ,muitas vezes, negligenciado pelos compradores — o que pode trazer grandes problemas no futuro.

Buscando mais rapidez, muitas pessoas acabam confiando no documento elaborado por proprietários e não os avaliam com a atenção necessária. No entanto, o contrato é o instrumento que formaliza e regulamenta uma compra transparente, garantindo mais tranquilidade para o futuro proprietário.

Para ajudar você a entender tudo o que deve ser avaliado em um contrato de compra de imóvel, elaboramos este post com os principais termos que devem estar no documento. Continue a leitura!

A identificação de comprador e vendedor

Para verificar um contrato de compra de imóvel, antes de tudo, avalie se constam os dados das partes envolvidas. O documento deve ter descritos nome completo, endereço, nacionalidade, RG e CPF. Isso garante que a pessoa certa seja responsabilizada caso alguma cláusula seja quebrada.

Caso as partes sejam casadas ou constituam uma união estável, também deve haver a concordância dos cônjuges — ela é essencial para que o contrato seja válido.

A descrição completa do objeto de compra

Agora, observe se todos os detalhes do imóvel também constam no contrato. Informações como endereço, metragem e número de cômodos garantem que você está comprando a casa ou o apartamento certo.

Confira, ainda, o número de matrícula de registro do imóvel. Em geral, os vendedores têm isso à mão, mas é importante garantir que você também tem acesso a essa informação.

Uma dica é descrever o imóvel de acordo com o registro obtido nos cartórios responsáveis. Esse cuidado garante que nada será esquecido. Você pode, ainda, pedir para anexar a certidão ao contrato.

Powered by Rock Convert

As condições de pagamento

Além do valor total do imóvel, não deixe de conferir se as formas de pagamento estão claras. É importante que sejam mencionados valor de entrada, se o imóvel será pago à vista, prazo das parcelas e valores de cada uma.

Caso você utilize outro bem como forma de pagamento, também peça que esteja especificado no contrato de compra. O mesmo vale para cheques pré-datados e notas promissórias.

Verifique, ainda, se as datas de vencimento e taxas de juros estão descritas de forma clara. Isso garante que você não receberá cobranças a mais em casos de atrasos. As partes podem discutir e chegar a um acordo para definir essas informações, mas, em geral, a multa é de 10% do valor da parcela.

A realidade financeira do imóvel

Essa é uma das dicas mais importantes. É importantíssimo para o comprador que débitos existentes relacionados ao imóvel estejam especificados. Além disso, é preciso deixar claro de quem será a responsabilidade de quitar esses débitos.

O ideal é que o contrato esteja anexado a uma certidão negativa de débitos. Essa certidão pode ser obtida nas prefeituras, na Receita Federal e nas empresas de distribuição de água e energia. Se estiver tudo dentro do que você esperava e sem pendências, melhor ainda. O importante é saber o que você está adquirindo e não contrair mais dívidas do que planeja.

Os prazos de desocupação e entrega da propriedade

Preste atenção em informações que determinam as datas para desocupação do imóvel e de entrega da propriedade. Além de facilitar o planejamento da sua mudança, essa medida ainda garante que o vendedor não criará problemas ao entregar as chaves.

Caso essas cláusulas sejam descumpridas, devem estar previstas penalidades para cada situação. Com o auxílio delas você poderá realizar uma negociação transparente e sem problemas na hora de começar sua nova vida.

A compra de um imóvel é um processo muito importante e que precisa de muita cautela. Além do investimento, esse é um passo muito sonhado e que precisa ser dado de forma segura e tranquila.

Para evitar percalços, o ideal é que você conte com a ajuda de uma imobiliária de confiança. Essas empresas garantem um contrato de compra de imóvel completo e que abrange todas as situações. Não deixe de garantir essa tranquilidade e entre em contato conosco para saber tudo o que podemos fazer para facilitar essa conquista!