Você está tentando sair do aluguel, mas sempre encontra alguma dificuldade que o obriga a adiar os seus planos? Talvez seja o momento de rever estratégias e descobrir quais são as suas barreiras para comprar o seu imóvel próprio.

Por vezes, é preciso uma mudança de rumo e de estratégia para conseguir transformar o sonho da casa própria em realidade. Para ajudar você nesse sonho, listei quatro erros comuns que as pessoas cometem durante a jornada que acabam por comprometer os seus esforços. A seguir, conheça os motivos das suas dificuldades e saiba como contorná-los.

1. Ausência de um planejamento financeiro

Comprar um imóvel e sair do aluguel é uma empreitada que exige um considerável e duradouro esforço financeiro. Na realidade, a jornada se inicia muito tempo antes da aquisição efetiva da casa ou do apartamento. O primeiro passo para isso é fazer um bom planejamento financeiro.

Não se planejar é um erro comum que compromete não apenas a compra da casa própria, mas também muitas outras iniciativas. Em geral, as pessoas não sabem o quanto gastam a cada mês e nem o que precisam economizar para concretizar o plano de ter um imóvel próprio.

2. Falta de disciplina para perseguir as metas e o orçamento

Entre as pessoas que conseguem organizar um planejamento financeiro para sair do aluguel, muitos incorrem em outro erro comum, que é não conseguir cumprir o planejado. Ao estabelecer uma meta de economia é preciso compreender que será necessário fazer sacrifícios para atingi-la.

Para reduzir gastos é necessário mudar hábitos e eleger prioridades. Trata-se de um esforço que deve envolver toda a família. E muitas vezes é difícil ter este engajamento. Para contornar esse desafio, crie metas coerentes com a sua realidade.

3. Dificuldade para cortar gastos que não são prioritários

Quem coloca todas as suas despesas em uma planilha geralmente se surpreende com o quanto gasta com itens não prioritários. São pequenas despesas, como o lanche fora de casa ou a balada no final de semana, que, acumulados, comprometem sua capacidade de economizar.

Quando a tentação de fazer estes gastos é maior que a sua disciplina para guardar o dinheiro e investi-lo no apartamento novo, há mais um erro no seu plano de sair do aluguel.

4. Inexistência de um objetivo definido e claro

Por fim, outro erro que compromete a compra da casa própria é a falta de um objetivo claro. Isso acontece quando o seu plano é, na verdade, apenas um desejo, que você espera concluir “quando for possível”. Assim, você não se envolve verdadeiramente com a missão de juntar dinheiro.

Para que seu plano funcione, é preciso uma meta objetiva. Você precisa saber exatamente de quanto precisa para adquirir sua casa, em quanto tempo isso ocorrerá e quanto deve economizar a cada mês.

Neste artigo você encontrou alguns dos erros mais comuns cometidos pelas pessoas que encontram dificuldade para sair do aluguel. Se identificou em algum deles? Ótimo! Agora você pode se concentrar em contorná-lo para obter sucesso em seu projeto de comprar uma casa.

Para saber mais sobre como realizar o sonho da casa própria, siga nossos perfis nas redes sociais e acompanhe nossas dicas e conteúdos. Estamos presentes no Facebook, Instagram, Linkedin e Youtube.