O seguro incêndio é uma cobertura relacionada ao seguro residencial. Ao contratar esses serviços, o proprietário e o inquilino ficam mais tranquilos em relação aos sinistros que podem ocorrer no imóvel.

Dessa maneira, se ocorrer algum problema, o seguro será acionado e os prejuízos relacionados ao incidente serão arcados pela seguradora. Porém, é fundamental saber como funciona esse seguro, quais são as coberturas e suas vantagens.

Por isso, a seguir vou te mostrar como esse seguro funciona e o que você deve considerar para contratar um serviço de qualidade. Confira!

Como funciona o seguro incêndio?

O seguro incêndio tem como objetivo principal proteger o imóvel dos danos causados por fogo. Isso serve tanto para os imóveis residenciais como os comerciais. Ele é uma das coberturas do seguro residencial, que obrigatoriamente também terá proteção contra explosões e raios.

A empresa seguradora oferece uma apólice para que o contratante saiba quais são os termos do contrato. Ali estarão descritas as coberturas, os valores, como é o procedimento em caso de acionamento do seguro e outros detalhes importantes.

Concordando com a proposta, o serviço é contratado e deve ser pago o prêmio. Ele é o valor cobrado pela seguradora para oferecer os serviços. Aqui há diferentes formas de pagamento, podendo ser à vista ou em parcelas mensais. Também é importante verificar qual é o tempo de contratação.

Cada seguradora tem as suas próprias regras sobre a contratação. Então é fundamental analisar a apólice e comparar as diversas opções para escolher um bom seguro.

Quais as vantagens de contratá-lo?

O seguro incêndio é uma das contratações essenciais para proteger o seu patrimônio e evitar prejuízos. Como todo seguro, o ideal é que ele nunca seja utilizado, pois os sinistros podem trazer consequências graves. Contudo, ele não deve ser pensado apenas como um custo.

Os danos causados pelo fogo podem afetar os móveis que compõem a residência e, até mesmo, condenar a estrutura do imóvel. Por isso, o prejuízo costuma ser bem alto.

Infelizmente ninguém está imune a essas ocorrências. Mesmo tomando todas as precauções contra os acidentes com fogo, eles podem ocorrer e trazer prejuízos. Por isso, a maior vantagem em contratar esse serviço é garantir mais tranquilidade ao saber que o patrimônio está garantido.

O que considerar ao escolher um seguro?

Apesar de todas as vantagens do seguro, é fundamental considerar alguns fatores antes de contratar esse serviço. Como falamos, você deve analisar a apólice para entender como o serviço funciona, principalmente em relação à cobertura oferecida.

Veja se há um valor máximo para cobrir os danos, qual é o procedimento adotado para que os valores sejam recebidos e outros detalhes importantes. Também é fundamental verificar quais são as obrigações da seguradora.

Na apólice também deve constar o período de vigência. Ele identifica o tempo de contratação e até que data a seguradora está obrigada a ressarcir os danos.

Agora você já sabe como funciona o seguro incêndio! Lembre-se que é fundamental contar com empresas com experiência e qualidade para oferecer os melhores serviços. A Colônia Negócios Imobiliários pode fazer a contratação desses serviços para seus clientes, oferecendo vários diferenciais nesse momento!

Você ainda ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Então deixe um comentário para podermos ajudá-lo!