Queda da taxa Selic: vale a pena investir em imóveis na pandemia?

Você já deve ter notado que, ultimamente, muito se fala sobre a queda da taxa Selic e imóveis, o que nos leva diretamente à questão: será que vale a pena investir em imóveis na pandemia?

Pois bem, preparamos este conteúdo especial para que você confira uma série de informações sobre o assunto e tire as suas próprias conclusões. Continue a leitura do artigo para saber se realmente compensa investir no mercado imobiliário na pandemia devido à queda da taxa Selic!

O que é taxa Selic?

Também conhecida como taxa básica de juros, a Selic é um indicador financeiro que tem a finalidade de regular diversas outras taxas de juros cobradas por bancos e instituições financeiras dos mais diversos espectros.

Ou seja, o cálculo de juros tanto de organizações privadas quanto públicas é baseado na taxa Selic, o que significa que, se ela estiver alta, os juros serão maiores e, se estiver baixa, serão menores.

A Selic é usada como base para financiamentos, empréstimos e todo o tipo de produto financeiro que necessita de concessão de crédito, já que, para emprestar dinheiro a uma pessoa física ou jurídica, é preciso ter uma margem de garantia de que o investimento dará retorno e é aí que entra o papel dos juros.

Qual a consequência de uma taxa Selic baixa?

Não é preciso ser especialistas em ciências econômicas para entender que há uma relação clara entre a taxa Selic e o valor dos juros de financiamentos e empréstimos, não é verdade?

Dito isso, a consequência mais marcante de uma queda na taxa Selic, pelo menos para quem está em busca de comprar um apartamento ou uma casa, é a redução dos juros de financiamentos de imóveis. Justamente pelo fato da pandemia ter prejudicado os mais variados segmentos do mercado, o Banco Central decidiu reduzir a Selic.

Como a taxa Selic afeta o valor dos imóveis?

Diversas questões são impactadas pela taxa Selic, como você pôde entender até aqui, mas, sem dúvida, são os valores dos financiamentos imobiliários para pessoas físicas que chamam a atenção.

Devido à queda da taxa Selic, que se encontra em 2% na data em que este artigo foi publicado, as instituições financeiras e os bancos puderam reduzir significativamente as taxas para concessão de crédito imobiliário. A iniciativa veio para fomentar o setor e aquecer a economia.

Para concluirmos, vale destacar que nunca antes na história a Selic esteve tão baixa, e isso ajudou bastante a popularizar os créditos de garantias. Como você pôde contemplar neste post sobre a queda da taxa Selic e imóveis, de fato, vale a pena investir no mercado imobiliário na pandemia visto que ela se encontra em 2% no momento e os custos de financiamentos estão significativamente mais baixos. Se você tem recursos guardados e condições, este é o momento!

Gostou deste artigo sobre a relação entre a queda da taxa Selic e imóveis? Então que tal assinar a newsletter da Colônia e não perder mais nenhuma novidade ou conteúdo informativo sobre o mercado imobiliário?

Compartilhe!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.