Para quem pensa em comprar um imóvel, 2020 é um ano marcado pela incerteza. A situação econômica do país, somada à pandemia do coronavírus, aumentou a insegurança de quem já tinha dúvidas se vale a pena comprar apartamento neste momento.

Uma análise fria do mercado pode dar algumas pistas sobre qual o melhor caminho a seguir. Lembrando que momentos de crise podem apresentar ótimas oportunidades de investimentos, vou listar alguns motivos que apontam ser este um bom momento para acreditar nos imóveis como um bom investimento. Confira!

Juros historicamente baixos

Para quem pensa em financiar a compra de um imóvel próprio, o momento é extremamente promissor. Os juros praticados pelos bancos nunca foram tão baixos. Hoje, é possível encontrar crédito imobiliário com taxas entre 6% e 7%. Essa redução acompanha o declínio da Taxa Selic, os juros básicos do país, que são determinados pelo Banco Central. No início de agosto, após nova queda, a Selic foi fixada em 2%.

Opções de investimento menos atrativas

Outro reflexo da baixa histórica da Selic diz respeito a atratividade de outros investimentos em comparação aos imóveis. Renda fixa, Tesouro Direto ou poupança, que têm desempenho atrelado à Selic, estão com rendimentos comprometidos.

Esse fato, aliado a tradicional solidez dos investimentos em imóveis, torna a compra de uma casa ou apartamento uma excelente opção para quem dispõe de algum capital, mas não deseja correr riscos em investimentos mais arrojados.

Valorização de imóveis

Pode ser que a liquidez do mercado imobiliário não seja a mais elevada. Porém, mais cedo ou mais tarde, imóveis sempre apresentam valorização. Dificilmente alguém perde dinheiro realizando um investimento bem planejado em imóveis. Embora seja um dos mais atingidos pelas crises econômicas, o mercado imobiliário costuma ser um dos que melhor reage após a passagem da tormenta.

Powered by Rock Convert

Retorno de investimento

Com juros mais baixos e alternativas de investimento pouco atrativas, o retorno do investimento no mercado imobiliário segue uma tendência de alta. Ou seja, investir na aquisição de uma casa ou apartamento pode ser o melhor caminho.

A taxa de retorno do investimento com o aluguel, por exemplo é maior do que se o investidor aplicasse o valor do imóvel, compensando, financeiramente, a aquisição.

O que considerar na hora da compra

Assim, para ter certeza de que está fazendo um bom negócio comprando um imóvel, é importante ficar atento a algumas questões. O custo efetivo total (CET) do investimento, por exemplo. Ele mostra o quanto será custoso o investimento considerando outras variáveis além da entrada e dos juros.

Avalie também sua disponibilidade de capital para dar de entrada no imóvel, reduzindo o valor financiado e os juros pagos ao banco. Como você pode ver, apenas de todas as ocorrências de 2020, especialmente após a pandemia do coronavírus, uma série de fatores mostram que vale a pena comprar apartamento neste ano.

Para garantir a você a mais segurança neste investimento e uma melhor experiência de compra, a Colonia mantém sua infraestrutura a sua disposição, mesmo durante a quarentena.

Aproveite agora para conferir minhas dicas para quem já decidiu adquirir o seu apartamento novo.

Powered by Rock Convert