Na hora de adquirir a casa própria, é comum se perguntar se vale a pena financiar imóvel. Essa é uma forma de pagamento bem popular e pode trazer vantagens para quem está nesse momento.

Porém, é muito importante ter organização financeira e pesquisar bem todas as alternativas, para saber realmente quando vale a pena utilizar o financiamento para comprar o imóvel.

Por isso, neste texto mostraremos alguns fatores que você deve considerar antes de assinar o contrato. Confira!

Valor para dar como entrada

O primeiro ponto que você deve considerar ao ver se vale a pena financiar imóvel é o valor que você tem disponível para utilizar como entrada para o bem. Geralmente, a entrada representa de 20% a 30% do preço do imóvel.

Isso depende da instituição financeira, da sua capacidade de pagamento e do valor do imóvel. Nada impede que você utilize um montante maior nessa hora, com o objetivo de diminuir as parcelas.

Então, veja quanto você pode gastar com a entrada para fazer uma boa simulação, ajustando a quantia paga mensalmente e verificando as diversas opções que estão disponíveis para os compradores.

Condições de juros e crédito

Outro fator essencial para sua decisão diz respeito às condições de juros e crédito; afinal isso altera o valor das parcelas pagas mensalmente e afeta toda a sua organização financeira.

Powered by Rock Convert

Aqui, é importante conhecer os sistemas de amortização, que definem como os juros vão ser cobrados durante o período de pagamento do financiamento, o que tem influência direta no valor das parcelas.

Sistema de Amortização Constante (SAC)

O Sistema de Amortização Constante deixa as parcelas com valor decrescente ao longo do tempo. Nesse modelo, os juros são pagos em maior proporção no início do financiamento, o que significa que a maior parte do capital é reembolsada no final do contrato.

Tabela Price

A Tabela Price, conhecida como sistema francês para amortização, já tem uma formulação diferente: as parcelas são constantes durante todo o período do contrato. Enquanto aos juros, o valor pago em cada parcela é crescente.

Sacre

Por fim, o Sacre é um sistema que combina as duas modalidades. Ele começa com parcelas mais altas e, após cada período de 12 meses, o valor devido é recalculado para subtrair os juros que já foram pagos.

Não existe um sistema melhor que outro, pois tudo depende do seu perfil. Assim, é preciso fazer simulações de financiamento, considerar o quanto você pode gastar mensalmente e como está a sua situação financeira.

Prazo de financiamento

Por fim, você deve sempre considerar o prazo de financiamento, pois é um dos elementos que determina o Custo Efetivo Total (CET) da operação. Mesmo com parcelas baixas, quanto mais longo ficar o financiamento, mais alto o valor total que será pago. Aqui, é preciso achar um equilíbrio entre o valor da parcela e a quantidade de meses em que você ficará pagando o financiamento.

A melhor atitude na hora de avaliar se vale a pena financiar imóvel é contar com uma imobiliária de confiança e experiente, como é o caso da Colonia Negócios Imobiliários. Os profissionais podem analisar as melhores opções, fazer simulações e adequá-las às suas necessidades.

Tem interesse em avaliar um financiamento? Então fale com a gente e conheça todos os nossos diferenciais na hora de escolher um imóvel para comprar!

Powered by Rock Convert