Valorização de imóveis: 4 tópicos para você atentar

Valorização de imóveis: 4 tópicos para você atentar

Investir no mercado imobiliário envolve um certo estudo e conhecimento, independentemente de comprar um imóvel para morar ou para fazer negócio. Nesse contexto, um fator muito importante para fazer um bom investimento é conhecer a dinâmica da valorização de imóveis.

Por isso, é importante aprofundar o seu conhecimento sobre o mercado imobiliário, de forma a entender quais pontos devem ser observados no momento de realizar uma compra.

Preparei neste post uma lista com 4 tópicos sobre assuntos referentes à valorização de imóveis. Confira para estar cada vez mais por dentro desse mundo!

1. Verifique como andam os fundos imobiliários

Sem dúvida alguma, hoje, a valorização de imóveis está totalmente ligada aos fundos imobiliários, que nada mais são do que a união de recursos destinados a aplicações em empreendimentos imobiliários. Na prática, ajudam a financiar a construção de apartamentos e condomínios.

Muitos não sabem, mas esse ponto precisa ser analisado com atenção. É claro que os períodos em que os fundos estão em alta podem indicar um bom momento para investir, mas além disso é preciso olhar o histórico como um todo, pois muitas vezes um período de baixa pode indicar que uma forte alta pode chegar e vice-versa.

2. Acompanhe o índice CUB dos últimos anos

Para quem ainda não sabe, o CUB (Custo Unitário da Construção Civil) é um índice que considera o custo da construção de imóveis no país, com base em diversos insumos construtivos.

Muitas pessoas utilizam esse índice para comparar o valor dos imóveis à venda com o valor fixado pelo seu vendedor. Por isso, é sempre bom olhar como está o histórico dos últimos anos, bem como as suas oscilações, para realizar um estudo baseado nessa evolução e avaliar qual o melhor momento de investir.

3. Analise as notas oficiais de grandes construtoras

Outro instrumento de análise bem importante são as notas oficiais das grandes construtoras, capazes de realizar novas obras e traçar planos futuros para o mercado imobiliário.

No caso, é bom estar de olho nas aquisições de terrenos, pois isso indica que no futuro haverá planos de novas construções. Desse modo, é mais do que possível estudar o potencial de valorização da região em que essas novas áreas foram adquiridas.

4. Monitore a queda de juros e crédito positivo

Por fim, é muito indicado monitorar as taxas de juros no mercado imobiliário, em especial as suas quedas, pois juros baixos facilitam o financiamento de imóveis, despertando o interesses de novos compradores.

Além disso, o cadastro positivo é outro indicador importante, pois ele consiste em um cadastro em que pessoas indicam que têm condições e renda para comprar imóveis no futuro.

Ou seja, esses índices podem mostrar que haverá uma certa procura no futuro, algo que contribui bastante para a valorização de imóveis.

Agora que você já conhece alguns métodos para analisar a valorização de imóveis, sugerimos também algumas ações práticas, que envolvem escolher um imóvel e verificar a sua localização, a segurança, o seu estado de conservação e o potencial da região em que se encontra.

Gostou deste post? Então, conheça 5 fatores que afetam a valorização do imóvel!

Compartilhe!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.