Todo mundo sonha em realizar o sonho da casa própria, porém é importante saber que até o momento de receber as chaves o comprador pode passar por diversos problemas. Ao comprar apartamento você deve se preparar bastante, afinal de contas, isso envolve o pagamento de um valor bem alto.

Mesmo que seja um momento bastante agradável e de realização para as pessoas, a aquisição de um imóvel se mostra como um processo bastante delicado de ser realizado. Alguns aspectos que envolvem toda compra devem ser analisados com muito cuidado e cautela, para que o comprador não caia em uma cilada e tenha prejuízos.

Sendo assim, é importante que durante a compra de um imóvel você pesquise bastante sobre o apartamento ou casa que quer adquirir, converse com amigos para saber a opinião deles, analise suas condições financeiras e faça um planejamento para saber se as parcelas do financiamento cabem no seu bolso.

Como comprar um apartamento sem cair em armadilhas

Conhecer vizinhos

Para que você não caia em armadilhas com relação ao bairro onde está localizado o seu imóvel, durante a pesquisa do apartamento para realizar a aquisição, você pode procurar conhecer os vizinhos e saber a opinião deles com relação ao local.

Visite o lugar e, se o empreendimento já existir e estiver sendo habitado, vá até a edificação, conheça os vizinhos e converse sobre as vantagens de morar ali, sobre o apartamento em si, bem como a região onde ele está localizado. É importante saber sobre a infraestrutura da vizinhança para se certificar da qualidade de vida do local.

Entender valores e benefícios do condomínio

Compreender o custo-benefício do condomínio também vai evitar que você tenha problemas durante a aquisição de um imóvel. Para isso, verifique se o apartamento oferece benefícios para o comprador, mesmo que tenha um preço um pouco acima do que o esperado.

Apartamentos que tenham boas áreas de lazer que compensam o valor do imóvel. Essas áreas podem ser: espaço gourmet, piscina, salão de festas, espaço fitness, quadra de esportes, entre outros.

Com isso, fica entendido que os valores do condomínio são voltados para oferecer esses tipos de benefícios e infraestrutura para os moradores.

Fazer a projeção das prestações

Em todo tipo de financiamento, que envolva qualquer sistema de amortização, é possível que você faça uma projeção de todas as prestações da compra do imóvel. Com isso você consegue ter uma ideia de quanto vai gastar financeiramente.

Powered by Rock Convert

Dessa forma, é possível fazer um planejamento e se preparar para o pagamento da dívida do financiamento, com a segurança de que não vai ter nenhum imprevisto ou alteração das prestações que você pagará.

Verificar com antecedência a documentação

Para que não haja nenhum problema com relação a toda a negociação da aquisição do apartamento, garanto que é de suma importância você verificar todas as certidões do imóvel e dos vendedores com certa antecedência. Sendo assim, você consegue saber se está tudo conforme a lei e que não vai ter nenhum problema durante a compra.

Erros mais comuns ao comprar um imóvel e como evitá-los

Comprar impulsivamente

Um clássico erro do comprador é comprar impulsivamente e acabar se arrependendo. Para evitar que isso aconteça, você deve analisar todas as opções que estão disponíveis e optar por aquela mais se enquadra nas suas condições e nos seus gostos, evitando desgostos futuros.

Descuidar de quanto se pode pagar

Toda compra de apartamento deve ser feita se você tiver a certeza de que tem as condições financeiras necessárias para isso. Caso não tenha, o comprador pode acabar se afundando em dívidas.

Para isso, planeje bastante a compra do imóvel e faça economias para que você não tenha dificuldades para quitar o financiamento.

Comprar um apartamento de uma construtora sem solidez comprovada

Muitas vezes a gente acaba se iludindo por belas propostas das empresas que vendem e constroem os apartamentos, caindo em furadas quando essas construtoras ou incorporadoras não entregam aquilo que prometeram.

Para isso, verifique atentamente a qualidade dos serviços da empresa, se ela tem confiança consolidada no mercado, e se todos os empreendimentos que foram projetados e vendidos foram entregues conforme prometido.

Por fim, saiba que é muito importante ficar atento a todos os pontos e etapas do processo de aquisição de um imóvel para que a sua grande conquista não se transforme em uma grande dor de cabeça.

Gostou de aprender um pouco mais sobre os fatores que devem ser analisados ao comprar apartamento? Ficou interessado em ver mais conteúdos como este? Então, siga as nossas redes sociais Facebook, Instagram, LinkedIn e Youtube para continuar nos acompanhando!

Powered by Rock Convert